Publicidade
05/07/2015 - 01h30

Negociar imóvel grande ou locar espaço pode ser bom investimento

DOUGLAS GAVRAS
DE SÃO PAULO

Há pouco mais de um ano, Percival Deimann, 57, mudou radicalmente de vida. Ele morava com a mulher, a publicitária Adriane, 41, em uma casa de 500 m² no Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo) e tinha uma empresa em Santa Isabel, na região metropolitana. Percorria 75 quilômetros todos os dias.

O casal vendeu a residência em que vivia e a trocou por um apartamento de 40 m². Deimann deixou a arquitetura e hoje é psicanalista, com um consultório a alguns passos da casa nova.

"A casa é parte da nossa história, nós a aproveitamos ao máximo. Só que um dia, ela ficou grande demais, maior do que o estilo de vida que pretendíamos ter", diz ele. "Tivemos que nos desapegar da casa, passar a dividir o armário, viver com conforto em um espaço reduzido", diz ele.

Danilo Verpa/Folhapress
Percival e Adriane Deimann na casa em que viviam no Alto de Pinheiros
Percival e Adriane Deimann na casa em que viviam no Alto de Pinheiros

Deimann diz que a adaptação ao novo cenário não demorou e eles puderam pôr em prática a funcionalidade que ele prezava na arquitetura. No apartamento, o casal instalou armários que guardam utensílios para a casa. A varanda tem mesa para jantar e pode virar ambiente de trabalho.

Segundo Igor Freire, diretor da imobiliária Lello, a troca de imóveis grandes por opções menores pode funcionar como investimento.

"Quem tem um apartamento com estrutura grande aproveita para comprar um menor e ainda sobra dinheiro. Quem tem perfil de investidor, pode comprar dois menores, morar em um e alugar o outro."

Danilo Verpa/Folhapress
Percival e Adriane Deimann, no apartamento onde moram, na Vila Olímpia
Percival e Adriane Deimann, no apartamento onde moram, na Vila Olímpia

VALORIZAÇÃO

Especialistas do setor imobiliário ouvidos pela Folha lembram que, como a tendência de lançamentos em São Paulo nos próximos anos deve se concentrar em imóveis menores, incentivados pelo Plano Diretor, quem hoje tem um imóvel grande e puder esperar pode conseguir uma melhor venda lá na frente.

Uma alternativa menos usual, mas recomendada para quem pretende se adaptar a uma residência menor aos poucos e não quer abrir mão da casa antiga é a locação do imóvel mais espaçoso.

Mas eles são mais difíceis de alugar. Apartamentos de três dormitórios levam, em média, 51 dias para serem locados -o dobro do tempo dos de um quarto, segundo dados de maio divulgados pelo Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag