Publicidade
05/07/2015 - 01h30

Cama voa em projeto de 21 m² na Casa Cor; mostra valoriza espaços pequenos

ANAÏS FERNANDES
DE SÃO PAULO

Mais próxima do "morar brasileiro", a Casa Cor SP -mostra de arquitetura e decoração que vai até domingo (12) no Jockey Club (av. Lineu de Paula Machado, 875)- reúne ideias para organizar ambientes pequenos.

Os apartamentos compactos têm sido uma aposta das construtoras -saltaram de 11% do total de lançamentos em São Paulo em 2010 para 28% em 2014.

"A ideia do 'menos é melhor', que determinou a redução do número de ambientes da mostra, também está nos projetos. É a noção de que, com poucos elementos, todos os itens essenciais da casa estão ali", explica Pedro Ariel, curador da Casa Cor SP.

Em um espaço ainda menor, de 21 m², a arquiteta Caroline Elkis criou um míni estúdio, com ambientes totalmente integrados -apenas no banheiro há uma divisória de vidro com cortina.

Como alternativa às camas de embutir na parede, Elkis criou uma peça que pode ser suspensa. Para não perder 30 centímetros do pé-direito, a iluminação fica em trilhos, e a fiação passa por tubulações expostas.

Na cozinha, dentro de uma gaveta do armário, é possível puxar uma mesa para refeições, e há ainda espaço para passar roupa. No banheiro, a pia serve como tanque.

O espaço da arquiteta Patrícia Martinez traz o conceito no nome. "Lagom", palavra sueca que significa algo como "quantidade exata", tem sala de estar e de jantar, cozinha, quarto e banheiro em 70 m².

SUSTENTÁVEL

Para dar a impressão de que o espaço é maior, Martinez optou por móveis baixos. O banheiro foi desmembrado. O chuveiro e o vaso sanitário foram para trás de uma parede de bambu, enquanto a pia ficou no quarto. "Projetos enxutos precisam ser funcionais sem comprometer a privacidade", diz Martinez.

A sustentabilidade, uma das diretrizes da mostra, também está no projeto, e vai além da escolha dos materiais. "As grandes cidades terão cada vez menos espaço e
precisamos aprender a viver bem com o essencial", diz.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag