Publicidade
19/07/2015 - 01h30

Comprador desiste mais de imóvel ao receber chaves

DE SÃO PAULO

O aumento do valor das prestações quando o imóvel é entregue e o consumidor passa a pagar os juros do financiamento bancário foi o motivo alegado por 35% dos clientes que cancelaram a compra de janeiro a maio, segundo a Amspa (Associação dos Mutuários de São Paulo).

O radialista Flávio Atorre, 62, desistiu de um imóvel na Barra Funda (zona oeste) em junho. Ele ficou desempregado em 2013 e, temendo não conseguir ter o financiamento aprovado ao receber as chaves, distratou a compra.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Flávio Atorre em frente ao imóvel que desistiu de comprar
Flávio Atorre em frente ao imóvel que desistiu de comprar

"Abri uma loja de motos, mas o banco não autorizaria o financiamento, por não ter emprego fixo. Agora brigo na Justiça para receber o que paguei."

Samy Dana, economista da FGV e colunista da Folha, lembra que o consumidor deve se programar para assumir uma dívida longa. "Essa decisão deve ser bem pensada, sobretudo no cenário atual de crédito mais restrito."

O crédito bancário para comprar imóveis usados também caiu. A fatia desse produto nas vendas em São Paulo passou de 57%, em abril, para 49% em maio, segundo o Creci-SP, sindicato de corretores.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag