Publicidade
19/07/2015 - 01h30

Saiba quando usar o financiamento direto com a construtora

DOUGLAS GAVRAS
DE SÃO PAULO

O consumidor que busca comprar um imóvel e não consegue financiamento bancário tem como alternativa o crédito direto com as incorporadoras. Como negociar com os bancos está mais difícil, as empresas têm oferecido a modalidade com recursos próprios.

O sistema funciona como uma venda a prazo, em que o comprador continua pagando prestações à empresa após a entrega das chaves (e não vai para o financiamento bancário, como é o mais comum).

Os juros no crédito direto são de 12% ao ano mais o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) ou 10% mais o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Na Caixa, a parcela é reajustada pela Taxa Referencial, menor.

Oferecida por empresas como Cyrela, Eztec, Helbor e Trisul, o financiamento direto tem regras próprias. As prestações, por exemplo, são crescentes, e o modelo é indicado para quem pode pagar parcelas maiores.

Infográfico: Direto com o fornecedor - Credito: Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

O negócio faz parte da estratégia das construtoras de reduzir o volume de imóveis em estoque –aqueles não vendidos até três anos após o lançamento– e diminuir a desistência de compra, conhecida como distrato.

Pelos números divulgados por sete incorporadoras com capital aberto, houve alta de 20% no total de vendas canceladas nos três primeiros meses do ano ante igual período em 2014.

"Essas vendas começaram há três anos. Na época, as condições eram de crédito farto", diz a analista Daniela Martins, da Concórdia Corretora. "Os bancos estão mais criteriosos."

As mudanças das regras de financiamento pela Caixa, líder desse mercado, também funcionam como estímulo. O banco reduziu o valor parcelado de usados, por exemplo.

Segundo Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), o número de empresas que adotam o crédito próprio tende a crescer, ao menos enquanto a oferta bancária continuar escassa.

Para Bernardes, o ideal é o consumidor que opta pelo crédito direto saldar a dívida em um prazo de cinco anos, evitando juros altos. "Financiar o imóvel por 60 meses é razoável para a empresa e para o cliente."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag