Publicidade
19/07/2015 - 01h30

Crédito ofertado por incorporador mira público de médio e alto padrão

DOUGLAS GAVRAS
DE SÃO PAULO

O crédito direto com a incorporadora ainda é mais popular entre compradores de médio e alto poder aquisitivo –isso porque os prazos das prestações são menores do que no banco, exigindo maior capacidade de pagamento.

Na Eztec, por exemplo, o financiamento é de até 80% do valor do imóvel, no prazo de 150 meses, e com taxas de 9,99% ao ano mais inflação pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Uma simulação feita a pedido da Folha ao Canal do Crédito –site de comparação de produtos financeiros– mostra que um imóvel financiado por 12,5 anos ficaria até R$ 40 mil mais caro direto com a incorporadora do que se fosse feito pela Caixa (veja abaixo), sem considerar a correção das parcelas.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

O acumulado do IPCA (usado no cálculo da incorporadora) de janeiro a junho foi de 6,17%, enquanto o acumulado da TR, utilizada no cálculo da Caixa, no mesmo período foi de 0,64%.

"O financiamento com o banco também inclui nas prestações seguros por morte ou invalidez e de danos ao imóvel. No crédito direto, é importante verificar se essas proteções ao mutuário foram consideradas", diz Marcelo Prata, do Canal do Crédito.

MAIS FLEXÍVEL

A maior flexibilidade de negociação é a principal vantagem em relação ao banco, segundo analistas. Como as incorporadoras são menos rigorosas para conceder o benefício, financiar direto com elas é uma saída para quem quer um financiamento mais rápido ou tem dificuldade em comprovar renda.

Os produtores de eventos Rodrigo, 32, e Elisa Vasconcellos, 31, foram a um estande da Cyrela, na região central de São Paulo, atrás de informações sobre o financiamento direto –modalidade que a empresa voltou a oferecer desde o último dia 1º.

"Como não temos emprego fixo, é quase impossível financiar pela Caixa. Poderíamos nos programar para pagar parcelas maiores quando nos entregarem as chaves e chegar a hora de financiar com a construtora", diz ele.

Renata Reis, supervisora de Assuntos Financeiros do Procon-SP, lembra que, apesar da menor burocracia, o ideal é que o consumidor exija simulações do financiamento e busque um advogado especializado em imóveis antes de fechar negócio.

"O mercado para as construtoras deve continuar difícil neste ano, com muitos imóveis em estoque. Poucas empresas, como a Eztec e a Cyrela, têm recursos para oferecer crédito ao consumidor", diz Daniela Martins, da Concórdia Seguros.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag