Publicidade
21/07/2015 - 13h53

Obras de Oscar Niemeyer têm exposição em Tóquio; veja casas do arquiteto

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As obras de Oscar Niemeyer para Brasília são protagonistas da primeira grande retrospectiva do arquiteto brasileiro no Japão, evento que faz parte das comemorações dos 120 anos de relações bilaterais do Brasil com o país.

A mostra "Oscar Niemeyer - O homem que construiu Brasília" foi aberta ao público no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio (MOT), e permanecerá na capital japonesa até o dia 12 de outubro.

Composta por planos, maquetes, fotografias e vídeos de alguns dos edifícios mais famosos do arquiteto, a exposição foca nas sinuosas construções de Brasília, que começou a ser construída em 1956.

María Roldán - 17.jul.2015/Efe
Exposição que homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer é aberta em museu de Tóquio, no Japão
Exposição que homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer é aberta em museu de Tóquio, no Japão

A primeira das sete partes da mostra, intitulada "Prólogo", reúne várias fotos de Niemeyer (1907-2012), assim como um vídeo em que o brasileiro explica suas criações sempre curvilíneas.

"Não me sinto atraído por um ângulo reto ou uma linha reta, dura e inflexível inventada pelo homem. Me sinto atraído por uma curva sensual, as curvas que vejo nas montanhas do meu país, os rios serpenteantes, as ondas do mar, as do corpo da mulher que amo", explica o arquiteto na gravação.

Pequenos modelos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, da Casa das Canoas (antiga residência de Niemeyer atualmente exposição permanente), do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e da sede das Nações Unidas, em Nova York, acompanham outros como a Catedral de Brasília e as colunas do Palácio da Alvorada.

Uma imponente reprodução em miniatura do Parque Ibirapuera pela qual os visitantes podem caminhar e várias cadeiras e desenhos feitos por Niemeyer são os pontos finais da mostra do incansável arquiteto, que continuou a trabalhar até a morte, aos 104 anos.

A exposição faz parte do programa de atividades culturais que se prolongará até o fim do ano com o qual Brasil quer "mostrar uma imagem mais contemporânea do país e da qualidade de sua arte e de seu estilo de vida", segundo explicou em abril à Agência Efe o embaixador brasileiro no Japão, André Corrêa do Lago.

Além da exposição de Niemeyer, entre os eventos há outra mostra sobre a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e a exibição de um mural do pintor japonês Tsuguharu Fujita inspirado no Brasil, além de outros apresentações de música, artes visuais, arquitetura, gastronomia e teatro.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag