Publicidade
26/07/2015 - 01h30

Tatuí é líder em lançamento de lotes entre cidades a até 200 km de SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nem só de moradores que pagam por haras, campo de golfe e heliponto sobrevivem os loteamentos nas cidades a uma distância de até 200 km da capital paulista.

CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS

Pelo menos 70% dos empreendimentos são econômicos em Tatuí (a 141 km de São Paulo), campeã no número de lotes lançados na região em 2014. Ao todo, foram quase 3.000 unidades novas em quatro empreendimentos.

Em geral, os loteamentos mais em conta na região são murados, têm opções de lazer como piscina e churrasqueira e que estão de acordo com as regras do programa Minha Casa, Minha Vida. Lotes de 125 m² saem a partir de R$ 30 mil.

Diferentemente dos projetos de alto padrão, os econômicos não apresentam variações no tempo médio de venda —no máximo de seis meses, de acordo com especialistas.

"Muitos fazem o esquema de construção formiguinha. Compram o lote, fazem o pagamento em cinco anos e só depois começam a construir", afirma Daniel Ruman, da PDG.

Condomínios horizontais - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

Flavio Amary, do Secovi, diz que esse tipo de empreendimento não registra queda nas vendas porque acompanha o ciclo da economia.

"Você compra o terreno em um tempo mais complicado, mas quando começa a construir, o mercado já se recuperou e você tem mais tranquilidade", explica ele.

Boituva (a 121 km de São Paulo), com quase 1.500 lotes lançados no ano passado, ajuda a ampliar a oferta na região.

Com terrenos maiores e preços mais competitivos, Tatuí e Boituva passaram a receber moradores de cidades vizinhas, como Sorocaba.

"Como estão próximas e são atendidas por grandes rodovias, há esse deslocamento, da mesma forma que ocorreu com a capital e a Grande São Paulo recentemente", diz Amary.

TAUBATÉ

Quem procura empreendimentos de padrão mais elevado tem opções em Taubaté (a 128 km de São Paulo). A cidade teve 1.470 lotes novos em 2014. Em geral, eles têm portaria, quadras e piscina, no mínimo.

"É uma cidade de maior poder aquisitivo, com boas ofertas de terreno. Lá, os produtos lançados seguem voltados para um público mais exigente", diz Amary.

Para manter as vendas nesse segmento, Mariângela Iamondi Machado, gerente de divisões da Lello Condomínios, diz que é preciso apostar em comodidades.

"Os condomínios devem oferecer, por exemplo, pista de corrida e áreas separadas de recriação para adultos, crianças e adolescentes", afirma.

Infográfico Condomínios Horizontais em São Paulo - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag