Publicidade
26/07/2015 - 01h30

São José do Rio Preto concentra novidades em lotes no Estado de SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS

Com predominância de lotes pequenos, as cidades do noroeste paulista (distantes mais de 400 km da capital) lideram em projetos de loteamentos e urbanização no Estado.

São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo) registrou maior número de lotes no ano passado, com a aprovação de 7.171 unidades (divididos em 12 empreendimentos).

A segunda colocada é a vizinha Mirassol (a 452 km de São Paulo), com 5.918 lotes para construção, seguida por Barretos (a 423 km da capital), com 4.297 mil unidades.

Para Caio Portugal, presidente da Aelo, o perfil dos lotes é o principal motivo para o desempenho dessas cidades. São projetos voltados para o segmento econômico.

"Há uma grande carência de produtos nesse padrão mais popular, que concentra a maior incidência do deficit habitacional", afirma.

O fato de os planos diretores dessas cidades admitirem lotes com áreas menores também estimula o desenvolvimento de projetos para atender essa
demanda, segundo Portugal.

A relevância econômica da região, com São José do Rio Preto como um importante centro comercial e de serviços (além de um parque industrial ligado à agroindústria), se soma à cena favorável para a construção de novas casas.

INFRAESTRUTURA

O tamanho dos lotes do maior empreendimento aprovado em São José do Rio Preto, por exemplo, é de 207 metros quadrados -metragem normalmente destinada a famílias de renda menor.

No caso dessas cidades, o público-alvo dos condomínios e lotes é o morador já instalado na região.

Não há um levantamento de preços desses terrenos aprovados. Porém, de maneira geral, quanto mais distante da capital, a tendência é a de que o valor do metro quadrado seja cada vez menor.

Mariângela Machado, da Lello Associações, explica que o padrão dos loteamentos tem relação direta com o tamanho dos lotes -mas a infraestrutura também pesa.

"O mais comum são loteamentos com terrenos a partir de 125 metros quadrados, com urbanização básica. O de baixo a médio padrão costuma ter portaria. O de médio padrão tem clube, pista de caminhada ou, pelo menos, uma quadra", diz.

Já empreendimentos de padrão médio a alto costumam ter controle de acesso, piscina e quadras e o de alto padrão tem lotes maiores, de 800 m² a 1.200 m², com serviços exclusivos".

Condomínios horizontais - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag