Casa projetada em morro e com vista para o mar Egeu ainda não tem dono
DE SÃO PAULO
Uma casa inusitada aguarda a chance de ser construída. E vai ter uma vista de tirar o fôlego.
O projeto está pronto e é do escritório grego OPA (Open Platform for Architecture), que está em busca de quem tope tirá-lo do papel. A casa, que ficará perto do mar Egeu, é subterrânea, tem 180 metros quadrados e uma piscina no teto.
A residência será construída com materiais simples: madeira, vidro e concreto. Este último, usado com técnica de acabamento bruto (beton brut), dá nome à Casa Brutale.
A construção é formada por três placas de concreto espessas. A fachada de vidro tem vista direta para o mar Egeu. Detalhes de aço revestido de preto e madeira envelhecida completam a composição.
O telhado da casa é, na verdade, uma piscina envidraçada que fica entre as placas. Ela suaviza os materiais brutos e deixar a luz natural passar, iluminando a residência.
DENTRO DA TERRA
É preciso descer 50 degraus para alcançar a entrada da residência, incrustada em uma encosta na boca do mar Egeu. Para os menos atléticos, ela é acessível também por elevador.
A porta é pivotante e de madeira envelhecida. O interior da casa é simples e minimalista, porque os protagonistas são a fachada de vidro e sua vista para o mar.
A mesa de jantar de concreto combina com o banco, feito com o mesmo material e revestido com uma chapa de madeira. A lareira escultural fica na parede ao lado do banco.
Atrás da mesa de jantar, o quarto de hóspedes fica sob uma laje de concreto com um canto de vidro. Perto desse quarto, uma pequena passagem leva aos banheiros.
Uma escada interna com degraus finos de aço leva ao mezanino, onde o quarto principal tem a mesma vista do mar Egeu. A cama é feita com concreto e tem acabamento de madeira. As paredes são cobertas por espelhos para criar um jogo de luzes e sombras no ambiente.
O fato de estar cercada de terra ajuda no isolamento térmico da residência.
"A Casa Brutale redefine a coexistência harmoniosa de humanos com a natureza, em uma homenagem poética ao brutalismo puro", definem os autores do projeto.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade