Publicidade
11/08/2015 - 17h03

Típica de castelos franceses, moldura na parede ganha releituras contemporâneas

DE SÃO PAULO

Muita gente já viu, ao vivo ou por foto, cômodos com paredes emolduradas em castelos europeus. Essa é a boiserie, moldura que confere volumetria a paredes e portas.

"É um revestimento típico francês, mas que vem se atualizando em estilos mais contemporâneos", diz a arquiteta Andrea Teixeira.

A boiserie era feita, originalmente, com madeira –"boiserie" significa "forro de madeira" em francês. Hoje, é comum que ela seja confeccionada em gesso, cimento ou até isopor.

É possível também encontrar modelos pré-fabricados, vendidos em metros lineares. A Pincéis Atlas, por exemplo, tem barras decorativas feitas com poliestireno reciclado por R$ 29 a R$ 65 o metro.

A boiserie cai bem em quase todos os cômodos, como quartos, salas e até cozinhas. Ela pode ficar exposta ao natural ou ser pintada. "A dica para manter a durabilidade, quando a boiserie é de outro material que não a madeira, é que a pintura seja feita com tinta acrílica acetinada", diz a arquiteta Marina Torre Lobo, do escritório Triplex Arquitetura.

Apesar de não ser muito indicada para quem busca uma decoração minimalista, a moldura fica bem discreta se tiver a mesma cor da parede, criando apenas um jogo de volumes na superfície.

Segundo Lobo, as aplicações devem conversar com o rodapé das paredes e não podem estar a mais de 85 cm do chão, porque seu efeito já diminui naturalmente o pé-direito dos ambientes.
 
"Nesse caso, utilizamos um desenho mais moderno, com as molduras retinhas, e pintamos em um tom mais escuro, trazendo um ar clássico para o apartamento contemporâneo", completa Lobo.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag