Publicidade
09/08/2015 - 01h30

Apelidadas de 'ninhos', cadeiras de Lina são vendidas pela 1ª vez no Brasil

MARA GAMA
COLUNISTA DA FOLHA

Ler, pensar, deitar, dormir e se aninhar. Eram os usos indicados pela projetista para a sua peça. O ano era 1951.

Uma época de intensa atividade criativa e de afirmar sua escolha pelo território, construindo seu primeiro projeto arquitetônico, a Casa de Vidro, e naturalizando-se na terra escolhida, o Brasil, "país inimaginável, onde tudo era possível".

A criadora era Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta, urbanista, designer e apaixonada pela cultura brasileira.

Em 1953, aninhada na sua cadeira "Bowl", em diferentes posições, ela posou para a revista "Interiors", em fotos que se tornaram emblemáticas de seu espírito livre e irreverente. No artigo, intitulado "Bowls, Baskets and Bags" ("Tigelas, Cestas e Sacos"), a revista comparava o projeto da "Bowl" a cadeiras de designers como Eero Saarinen.

Mas Lina não chegou a ver produzidos comercialmente os seus ninhos, que só passaram a ser fabricados neste século, pela empresa italiana Arper. E quase 65 anos depois de serem desenhadas, as Bowl importadas chegam ao mercado brasileiro, comercializadas pela Dpot.

De uma tiragem de 500 exemplares, autorizada pelo Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, que detém os direitos sobre os projetos da arquiteta, cem cadeiras são destinadas às vendas no Brasil. Os preços são em torno de R$ 39 mil.

"O que é novo nessa peça de mobiliário, o que é absolutamente novo, é o fato de a cadeira poder se movimentar para todos os lados, sem precisar de nenhum mecanismo mecânico, tudo acontece apenas por sua forma esférica. Não há outras peças de mobiliário como essa", escreveu.

A "Bowl" é uma concha encaixada sem fixação sobre um aro tubular com quatro pés. É feita artesanalmente na Itália e tem uma edição com revestimento de couro preto e uma versão em tecido, com sete cores diferentes.

As almofadas podem ser da mesma cor da concha ou em dois tons diferentes. O lançamento está marcado para ocorrrer na Design Weekend, na loja Dpot (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.250, Jardins).

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag