Apelidadas de 'ninhos', cadeiras de Lina são vendidas pela 1ª vez no Brasil
MARA GAMA
COLUNISTA DA FOLHA
Ler, pensar, deitar, dormir e se aninhar. Eram os usos indicados pela projetista para a sua peça. O ano era 1951.
- Cadeira que vira mesa a comestível: veja as estrelas da semana do design em SP
- Design Weekend espalha as tendências do mobiliário por bairros de SP
Uma época de intensa atividade criativa e de afirmar sua escolha pelo território, construindo seu primeiro projeto arquitetônico, a Casa de Vidro, e naturalizando-se na terra escolhida, o Brasil, "país inimaginável, onde tudo era possível".
A criadora era Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta, urbanista, designer e apaixonada pela cultura brasileira.
Em 1953, aninhada na sua cadeira "Bowl", em diferentes posições, ela posou para a revista "Interiors", em fotos que se tornaram emblemáticas de seu espírito livre e irreverente. No artigo, intitulado "Bowls, Baskets and Bags" ("Tigelas, Cestas e Sacos"), a revista comparava o projeto da "Bowl" a cadeiras de designers como Eero Saarinen.
Mas Lina não chegou a ver produzidos comercialmente os seus ninhos, que só passaram a ser fabricados neste século, pela empresa italiana Arper. E quase 65 anos depois de serem desenhadas, as Bowl importadas chegam ao mercado brasileiro, comercializadas pela Dpot.
De uma tiragem de 500 exemplares, autorizada pelo Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, que detém os direitos sobre os projetos da arquiteta, cem cadeiras são destinadas às vendas no Brasil. Os preços são em torno de R$ 39 mil.
"O que é novo nessa peça de mobiliário, o que é absolutamente novo, é o fato de a cadeira poder se movimentar para todos os lados, sem precisar de nenhum mecanismo mecânico, tudo acontece apenas por sua forma esférica. Não há outras peças de mobiliário como essa", escreveu.
A "Bowl" é uma concha encaixada sem fixação sobre um aro tubular com quatro pés. É feita artesanalmente na Itália e tem uma edição com revestimento de couro preto e uma versão em tecido, com sete cores diferentes.
As almofadas podem ser da mesma cor da concha ou em dois tons diferentes. O lançamento está marcado para ocorrrer na Design Weekend, na loja Dpot (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.250, Jardins).
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade