Artista belga faz murais gigantes com madeira reciclada
DE SÃO PAULO
Madeira descartada em construções, reformas e demolições geralmente vai para o lixo. Na Bélgica, porém, ela pode virar arte.
Stefaan De Croock, que atende pelo nome Strook, vive na cidade de Bruges e anda sempre em busca de materiais para fazer sua arte preferida: enormes painéis de madeira colorida.
Para ele, todo o processo de fazer uma obra de arte com materiais reciclados é estimulante. É preciso primeiro procurar pela madeira, escolher o prédio que hospedará a obra, cortar o material, juntá-lo novamente, pregar no edifício.
"Gosto de trabalhar com as cores da madeira descartada, é como um registro do tempo", conta, explicando que cada pedaço de madeira que encontra já vem com uma história que, ao juntá-lo com outros pedaços, passa a compor novas histórias.
"Nunca pinto ou faço intervenções na madeira, pois sempre quero utilizá-la exatamente como a encontrei", explica.
A matéria-prima das obras de Strook vem de construções, fábricas e casas abandonadas que serão demolidas. Além de encontrar os materiais em suas rondas, o artista também recebe indicações de amigos que avistaram um material em potencial. "Estou sempre procurando por novas madeiras".
A reação de quem vê uma obra finalizada é de surpresa. "As pessoas se surpreendem com o tamanho e também com a origem do material, que seria jogado fora se não estivesse em minhas obras", afirma.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade