Publicidade
12/08/2015 - 17h02

Artista belga faz murais gigantes com madeira reciclada

DE SÃO PAULO

Madeira descartada em construções, reformas e demolições geralmente vai para o lixo. Na Bélgica, porém, ela pode virar arte.

Stefaan De Croock, que atende pelo nome Strook, vive na cidade de Bruges e anda sempre em busca de materiais para fazer sua arte preferida: enormes painéis de madeira colorida.

Para ele, todo o processo de fazer uma obra de arte com materiais reciclados é estimulante. É preciso primeiro procurar pela madeira, escolher o prédio que hospedará a obra, cortar o material, juntá-lo novamente, pregar no edifício.

"Gosto de trabalhar com as cores da madeira descartada, é como um registro do tempo", conta, explicando que cada pedaço de madeira que encontra já vem com uma história que, ao juntá-lo com outros pedaços, passa a compor novas histórias.

"Nunca pinto ou faço intervenções na madeira, pois sempre quero utilizá-la exatamente como a encontrei", explica.

A matéria-prima das obras de Strook vem de construções, fábricas e casas abandonadas que serão demolidas. Além de encontrar os materiais em suas rondas, o artista também recebe indicações de amigos que avistaram um material em potencial. "Estou sempre procurando por novas madeiras".

A reação de quem vê uma obra finalizada é de surpresa. "As pessoas se surpreendem com o tamanho e também com a origem do material, que seria jogado fora se não estivesse em minhas obras", afirma.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag