Publicidade
12/08/2015 - 08h02

Lava-louça economiza água e tempo; veja dicas de manutenção da máquina

DE SÃO PAULO

Longe de ser uma unanimidade nas casas brasileiras, a máquina de lavar louça ganhou espaço com a crise hídrica no Sudeste e as novas leis que regem o trabalho doméstico.

Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos consome até 117 litros de água. Uma lavadora com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres consome 40 litros.

Se utilizada de forma correta e em sua capacidade máxima, a máquina pode gastar até 80% menos água do que a lavagem à mão.

Para não ter que recorrer à pia após as refeições, confira cinco dicas de manutenção da lava-louça:

FILTROS
Atualmente, boa parte dos produtos têm alta performance de lavagem, limpando até peças mais sujas e engorduradas sem necessidade da tradicional "passada de água" anterior. Para evitar o entupimento das tubulações, porém, é importante remover os resíduos sólidos que permanecem na máquina após o ciclo de lavagem. Os filtros podem ser limpos em água corrente, com cuidado para não danificar a tela –se necessário, é possível usar também uma escova de cerdas macias. A demora na retirada dos resíduos é a principal causadora de mau cheiro.

HÉLICES
As hélices, superiores e inferiores, também devem ser removidas e limpas a cada lavagem. Lave a parte interna das peças e os orifícios em água corrente. Depois, é só encaixar as hélices novamente no lugar e travar. Gire a hélice devagar com a mão para testar se ela foi bem posicionada.

APARÊNCIA
A limpeza da parte externa da máquina depende da necessidade do consumidor e não precisa ser realizada após cada lavagem. Ela deve ser feita apenas com pano úmido, seguido por um seco. Não utilize produtos abrasivos como esponjas de aço, solventes e álcool. E, antes de iniciar a limpeza, não se esqueça de desligar a máquina da tomada.

MAU CHEIRO
Para garantir que a lava-louça não fique com mau cheiro, além da limpeza periódica de filtros e hélices, é recomendável não deixar a louça lavada durante muito tempo na máquina. O ideal é que ela seja retirada logo após o término do ciclo –exceto no caso de louças de cristal que, para evitar choque térmico, devem permanecer no mínimo 50 minutos dentro da máquina antes de serem guardadas.

PRODUTOS
O mais importante na hora de escolher os produtos utilizados nos ciclos de lavagem é optar por marcas e modelos específicos para lava-louças domésticas. O sabão comum não deve ser usado porque pode provocar excesso de espuma e transbordamento, acarretando danos à máquina e ao ambiente. Verifique o manual para saber a quantidade necessária de sabão para cada ciclo de lavagem. O líquido secante é um bom aliado para garantir a correta secagem e o brilho das louças.

Fontes: Brastemp, Consul e KitchenAid

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag