Publicidade
13/08/2015 - 17h02

Mexicano é primeiro latino a ganhar prêmio internacional de paisagismo

DE SÃO PAULO

Por seus trabalhos na América Latina e nos Estados Unidos e por sua contribuição acadêmica, o mexicano Mario Schjetnan foi o paisagista do ano premiado pela IFLA (Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas).

É a primeira vez que um latino-americano ganha o Sir Geoffrey Jellicoe Award.

Para os jurados, Schjetnan incentiva uma nova forma de projetar paisagens, com uma abordagem mais comprometida com a natureza, a sustentabilidade e os desafios da sociedade atual. Sua contribuição tem "um impacto único e duradouro sobre o bem-estar da sociedade e do meio ambiente e sobre a promoção da profissão do arquiteto paisagista", conforme a justificativa do júri.

Suas obras se caracterizam pela preocupação com aspectos espaciais, estéticos e sociais. A transformação de um "projeto ambiental" deve ser criativa, mas sem deixar de observar cuidadosamente a cultura local, o clima e o entorno. Por isso, o envolvimento do cliente no processo é fundamental.

Seus projetos mais representativos são o parque Tezozomac (1982), o Parque Ecológico Xochimilco (1993) e a revitalização do parque Chapultepec, todos na Cidade do México.

Entre seus trabalhos recentes, está a conclusão, em 2010, do Jardim Natural do Parque Bicentenário, também na capital mexicana.

ATUAÇÃO

Schjetnan nasceu na Cidade do México em 1945 e graduou-se em arquitetura na Universidade Nacional do México em 1968. Nos dois anos seguintes, estudou arquitetura paisagística na Ivy League University of California, em Berkeley.

Trabalhou como chefe de Desenho Urbano e Habitação do Instituto Nacional de Habitação dos Trabalhadores do México de 1972 a 1977, desenvolvendo políticas nacionais de design urbano e habitação popular.

Também em 1977, criou o Grupo de Diseño Urbano (GDU), em que atua até hoje. O escritório projeta parques, praças, centros culturais e museus no México, Estados Unidos, na América do Sul e no Oriente Médio. Ajudou a fundar também a Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag