Publicidade
21/08/2015 - 17h09

Ferramenta do Google calcula viabilidade de energia solar em residências

DE SÃO PAULO

Já pensou em instalar painéis fotovoltaicos na sua casa, mas ficou em dúvida se o investimento valeria a pena? Uma nova ferramenta do Google quer ajudar a facilitar essa decisão.

No Project Sunroof, lançado pela empresa no último dia 17, os usuários informam endereço e dados da conta de luz e o sistema calcula quantas horas de exposição ao sol o telhado da casa recebe ao ano, utilizando dados do Google Maps.

Reprodução
Frame de vídeo de lançamento da ferramenta Sunroof, do Google ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ilustração representa uso da ferramenta Sunroof, do Google, que utiliza de imagens do Google Maps para medir incidência solar

A conta leva em consideração as condições climáticas da região, o posicionamento do telhado e a incidência de sombras causadas por prédios ou árvores.

A plataforma então indica qual tamanho de placa vale mais a pena para uma residência específica e quanto o morador economizaria se utilizasse seu potencial de produção de energia solar.

O usuário pode ainda ser direcionado para uma página com anúncios de empresas de sua região que atuam no setor.

Ainda restrito às cidades americanas de São Francisco, Boston e Fresno, a ideia da empresa é expandir a ferramenta primeiro para todo os Estados Unidos e depois para o restante do mundo. Porém, não há previsão de quando isso irá acontecer. Veja abaixo como funciona.

Veja vídeo de divulgação do Project Sunroof

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag