Publicidade
23/08/2015 - 01h30

Executivos optam por imóveis gigantes; aluguel é bancado pelas multinacionais

ADRIANA FONSECA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Imóveis de luxo são alugados por multinacionais que trazem executivos de fora para trabalhar no Brasil. São profissionais que ocupam cargos de chefia, como os de presidente e vice-presidente.

"Os expatriados recebem uma verba mensal de moradia incorporada ao salário e não há interesse da empresa em separar recursos para a compra de imóveis", diz Silvia Makansi, gerente de locações da imobiliária Anglo Americana, especializada em imóveis de alto padrão.

Por isso, é bem comum que as próprias companhias se responsabilizem pelas garantias do aluguel, sendo fiadoras de seus executivos.

"O depósito caução para um imóvel de luxo é o menos aceito, pois numa eventual inadimplência ou dano à alguma mobília, o valor não cobriria", diz ela. "As empresas são garantidoras ou é utilizada a carta de fiança bancária [quando o banco torna-se fiador]", completa.

Fernando Sita, diretor da Coelho da Fonseca, explica que os contratos de locação desses imóveis seguem o tempo de trabalho do expatriado.

"É comum permanências de longo prazo e é por isso que os executivos alugam imóveis tão grandes, porque trazem suas famílias para um longo período no país", diz.

ALÉM DA GRAVATA

Mas não é só do mundo corporativo que vive o aluguel de luxo. Ele também é opção para solteiros ricos que não querem fixar residência.

Também vale para estrangeiros endinheirados que vêm passar uma temporada no Brasil a lazer ou trabalho pontual; brasileiros com muito dinheiro, de outras cidades ou Estados, que querem experimentar São Paulo, e, por fim, segundo Mauro Bertaglia, CEO do site imobiliário 123i, para "pessoas que querem aparentar ter mais do que têm." "São brasileiros que topam um período de custo de vida acima do real", complementa.

Sem contar, como lembra Bertaglia, aqueles que, por conveniência, não querem tomar decisões de longo prazo.

"Nesse caso, são pessoas que não querem criar raízes em nenhuma cidade ou país."

Presidente da imobiliária Bossa Nova Sotheby's International Realty, Luciano Amado diz que a crise até afetou positivamente esse tipo de locação. "Com a insegurança do mercado para comprar, as pessoas estão segurando a transação, e o aluguel acaba sendo mais rentável para quem está capitalizado."

Mas nem todos têm a mesma opinião. Mauro Bertaglia diz acreditar que o aluguel de alto padrão também passa por uma instabilidade.

"No caso de locatários estrangeiros e executivos, houve queda no orçamento para esse tipo de operação, o que resulta em maior tempo entre a visitação, a negociação e a tomada de decisão", diz.

"Vemos que muitos proprietários têm preferido deixar os imóveis vazios a aceitar valores mais baixos, por outro lado, há quem opte por baixar os valores de locação para garantir a ocupação", finaliza.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag