Publicidade
27/08/2015 - 17h00

Escritório espanhol planeja arranha-céu de contêineres para a Índia

DE SÃO PAULO

Um escritório de arquitetura espanhol quer construir dois arranha-céus em Mumbai, na Índia, onde tijolos não terão vez.

O projeto do CRG Arquitetos sonha com uma construção toda feita de contêiners. Aqueles mesmo, de metal, utilizados no transporte de grandes cargas.

Formado por duas unidades, o projeto nomeado "Steel City" ("cidade de aço", em inglês) possui uma torre com 200m de altura e outra com 400m.

Prontos, os edifícios poderiam receber até 5 mil habitantes, divididos em 2,5 mil contêineres. O "Steel City" ficou em terceiro lugar em uma competição que visava promover ideias de moradias temporárias em Mumbai, cidade que possui cerca de 40% de sua população vivendo em favelas, o equivalente a 8,2 milhões de pessoas.

Uma estrutura cilíndrica de concreto serviria de suporte para as caixas de metal – que sem ela sucumbiriam com o peso de todo o edifício – sem prejudicar a vista dos moradores.

A distribuição dos contêineres é desigual, seguindo a direção mais apropriada apontada por cálculos que levam em conta a direção do vento, o que ajuda na diminuição do calor.

Também contribui para o conforto térmico a utilização de jardins verticais, a cor de cada contêiner e a presença de ar condicionado nas unidades.

O escritório afirma que o projeto ainda é "puramente conceitual", mas que, se viabilizada, a construção teria um preço final cerca de um terço menor do que uma edificação comum.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag