Publicidade
02/09/2015 - 16h58

Reforma em casa rural de Juiz de Fora busca integração com a natureza

DE SÃO PAULO

Conversar com o ambiente ao redor foi o objetivo do projeto do escritório Skylab Arquitetos, de Juiz de Fora (MG), na hora de reformar uma construção em uma granja na zona rural da cidade.

Cercada por mata e com um lago ao lado, a antiga estrutura que havia no local não aproveitava o potencial do terreno, de 33,9 mil m², cercado por vegetação e um lago.

Usada como salão de festas para a família, a construção era pouco convidativa para o convívio mais intimista dos finais de semana sem eventos, o que fazia com que os donos passassem pouco tempo por lá.

"Você precisa construir uns quartos legais para ter o estímulo de vir e ficar aqui", foi o conselho dado pelo arquiteto Frederico Andrade ao dono do local.

Os dois quartos antigos foram demolidos, e o projeto do Skylab, com 375 m², tomou forma. São dois retângulos: no primeiro encontra-se a cozinha, sala de jantar e sala de estar; no segundo ficam os quartos.

Os retângulos são conectados por um corredor de vidro com lavabo. A parte da estrutura antiga que continha sauna e churrasqueira foi mantida, e foi feita uma passagem ligando-a ao restante da casa. Tudo com vista para o lago e a piscina da residência.

Telhas dos quartos antigos foram reaproveitadas nos cômodos novos e houve a preocupação de manter características da arquitetura dos anos 90 presente na edificação que foi alterada. Por fim, todos os blocos da residência foram pintados da mesma cor, para conferir unidade. "Ficou menos menos visível que são construções tão distintas em termos de tempo", explica o arquiteto.

Na parte interna, a casa pedia aconchego. Madeira de demolição usada na maior parte da residência, e o ladrilho hidráulico na cozinha, em padronagem que lembra um trabalho de patchwork, funciona bem na casa que não é utilizada todos os dias, pois não se torna enjoativo.

Móveis claros e com linhas simples dão o contraponto às cortinas coloridas. "É uma casa para se divertir, encontrar os amigos e a família, tem que ter essa conotação de alegria", conta Andrade.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag