Publicidade
23/09/2015 - 14h35

Designers usam caixotes e estrados de madeira para fazer móveis

DE SÃO PAULO

Utilizada no transporte de cargas, caixotes e paletas (ou estrados) de madeira são tendência no mundo da decoração, principalmente para quem gosta de móveis rústicos.

"Com as paletas fazemos vários tamanhos de camas, prateleiras, mesa de centro, sofás, qualquer móvel ou peça decorativa", conta Helena Aliende, que deixou o emprego em uma agência de design em São Paulo para abrir "A Palleteria", que só fabrica móveis com o material.

De madeira de eucalipto ou pinus, o ponto forte da peça é a resistência. "Paletas são feitas pra carregar coisas pesadas", explica a arquiteta e designer de interiores Roberta Banqueri. O fato de os móveis possibilitarem o reaproveitamento de madeira também é um chamariz.

Com a fábrica há três anos e meio em funcionamento na cidade de Vargem Grande do Sul (a 234 km de São Paulo), Aliende conta que só agora o público está conhecendo os produtos.

"Quem nos procura são pessoas que não querem coisas tradicionais, aqueles móveis planejados de MDF. Elas querem personalização", explica a empresária.

FAÇA VOCÊ MESMO

Para quem gostou da ideia e quer se aventurar no "faça você mesmo", Banqueri alerta que as paletas reutilizadas devem ser manuseadas com cuidado, pois podem soltar farpas. É indicado lixá-las e então completar o acabamento com tinta ou verniz, que dão ainda mais durabilidade para o material.

A higienização é outro ponto importante. Como essas madeiras já foram utilizadas antes, precisam ser bem limpas, esfregando bem com água e sabão para tirar possíveis resíduos.

Aliende conta que é comum que caixotes reaproveitados contenham fungos, o que levou sua empresa a não adotar o material. Eles preferem construir caixotes novos a partir de paletas higienizadas. "É mais fácil garantir que a madeira da paleta não vá ter fungos ou bactérias", explica.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag