Publicidade
24/09/2015 - 09h00

Canais no YouTube ensinam como fazer móveis e decorar a casa

DE SÃO PAULO

Quer renovar a decoração da sua casa, mas está com pouco dinheiro? O YouTube pode ajudar. O segmento de canais de DIY (do inglês "do It yourself" ou "faça você mesmo") está crescendo, em resposta a uma demanda também crescente.

Segundo Clarissa Orberg, gerente de desenvolvimento de audiências do site, a procura por esse tipo de conteúdo aumentou cinco vezes desde janeiro de 2013.

O canal "Empoeirados", de Leandro Causo e Luciano Soster, surgiu mais ou menos nessa época.

Os dois amigos são do ramo da publicidade, mas nas horas vagas se aventuram como marceneiros. No canal, ensinam o passo a passo para fazer objetos de madeira, como luminárias, bancadas e porta-objetos. "Percebemos que existe um público que busca informações básicas sobre marcenaria e ferramentas", contam os criadores.

Empoeirados - Luminária de madeira Pixar

Apesar de ser mais fácil ir até uma loja e comprar os objetos prontos, eles defendem o valor de fazer com as próprias mãos. "Hoje em dia trabalhamos com tanta coisa impalpável que quase não vemos os resultados do nosso trabalho. É uma sensação boa saber que podemos criar algo que possa durar", diz Leandro.

"Com a crise, as pessoas estão procurando fazer coisas em casa. É mais barato e personalizado", acrescenta Karla Amadori, do canal "DIYcore", que foi criado há menos de seis meses e já tem mais de 65 mil inscritos.

Com formação em design de interiores, a jovem criou o canal após um período de insatisfação com a profissão. O primeiro vídeo, onde ensina a transformar caixotes de feira em móveis, é até hoje o mais visto.

"Coloquei despretensiosamente e deu certo", conta a criadora, que resolveu filmar sua tentativa de fazer o móvel após não encontrar instruções na internet.

DIY - Transformando caixotes de feira em móveis

Além dos vídeos em que ensina a fazer objetos e móveis, Karla também publica semanalmente dicas de decoração, muito pedidas por seus seguidores. "Temos uma interação bem legal, eles me pedem dicas e enviam sugestões", afirma.

A artesã e dona de casa Angélica Martins já tinha desde 2012 um canal dedicado ao público feminino. Após o sucesso de alguns vídeos em que fazia peças de artesanato, ela decidiu apostar no segmento e criou o "Mania de Artesanato e Faça Você Mesmo - DIY".

Um problema de saúde durante sua gravidez a obrigou a permanecer em casa. O artesanato, então, surgiu como uma forma de distração. "Nunca tinha mexido com isso, aprendi vendo vídeos na internet", conta.

"Se eu consegui, outras pessoas também conseguem", afirma a artesã, que em seus vídeos ensina desde técnicas básicas do artesanato até como fazer vasos e outros objetos de decoração.

Como Pintar Sem Deixar Marcas de Pincéis na Madeira - Curso de Artesanato para Iniciantes

"As respostas que recebo do público são muito gratificantes", conta. Angélica já recebeu relatos de que seus vídeos ajudaram pessoas a superar a depressão e abrir o próprio negócio.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag