Canais no YouTube ensinam como fazer móveis e decorar a casa
DE SÃO PAULO
Quer renovar a decoração da sua casa, mas está com pouco dinheiro? O YouTube pode ajudar. O segmento de canais de DIY (do inglês "do It yourself" ou "faça você mesmo") está crescendo, em resposta a uma demanda também crescente.
Segundo Clarissa Orberg, gerente de desenvolvimento de audiências do site, a procura por esse tipo de conteúdo aumentou cinco vezes desde janeiro de 2013.
O canal "Empoeirados", de Leandro Causo e Luciano Soster, surgiu mais ou menos nessa época.
Os dois amigos são do ramo da publicidade, mas nas horas vagas se aventuram como marceneiros. No canal, ensinam o passo a passo para fazer objetos de madeira, como luminárias, bancadas e porta-objetos. "Percebemos que existe um público que busca informações básicas sobre marcenaria e ferramentas", contam os criadores.
Empoeirados - Luminária de madeira Pixar
Apesar de ser mais fácil ir até uma loja e comprar os objetos prontos, eles defendem o valor de fazer com as próprias mãos. "Hoje em dia trabalhamos com tanta coisa impalpável que quase não vemos os resultados do nosso trabalho. É uma sensação boa saber que podemos criar algo que possa durar", diz Leandro.
"Com a crise, as pessoas estão procurando fazer coisas em casa. É mais barato e personalizado", acrescenta Karla Amadori, do canal "DIYcore", que foi criado há menos de seis meses e já tem mais de 65 mil inscritos.
Com formação em design de interiores, a jovem criou o canal após um período de insatisfação com a profissão. O primeiro vídeo, onde ensina a transformar caixotes de feira em móveis, é até hoje o mais visto.
"Coloquei despretensiosamente e deu certo", conta a criadora, que resolveu filmar sua tentativa de fazer o móvel após não encontrar instruções na internet.
DIY - Transformando caixotes de feira em móveis
Além dos vídeos em que ensina a fazer objetos e móveis, Karla também publica semanalmente dicas de decoração, muito pedidas por seus seguidores. "Temos uma interação bem legal, eles me pedem dicas e enviam sugestões", afirma.
A artesã e dona de casa Angélica Martins já tinha desde 2012 um canal dedicado ao público feminino. Após o sucesso de alguns vídeos em que fazia peças de artesanato, ela decidiu apostar no segmento e criou o "Mania de Artesanato e Faça Você Mesmo - DIY".
Um problema de saúde durante sua gravidez a obrigou a permanecer em casa. O artesanato, então, surgiu como uma forma de distração. "Nunca tinha mexido com isso, aprendi vendo vídeos na internet", conta.
"Se eu consegui, outras pessoas também conseguem", afirma a artesã, que em seus vídeos ensina desde técnicas básicas do artesanato até como fazer vasos e outros objetos de decoração.
Como Pintar Sem Deixar Marcas de Pincéis na Madeira - Curso de Artesanato para Iniciantes
"As respostas que recebo do público são muito gratificantes", conta. Angélica já recebeu relatos de que seus vídeos ajudaram pessoas a superar a depressão e abrir o próprio negócio.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade