Publicidade
30/09/2015 - 09h00

Série discute obras e processo de criação de arquitetos brasileiros

DE SÃO PAULO

Hoje (30) estreia no canal fechado Arte 1 a série de documentários "Arquitetos Brasileiros", coprodução do canal com a produtora Aiuê.

Cada um dos 13 episódios terá como tema um arquiteto consagrado do país, com foco no eixo Rio-São Paulo. "Tínhamos a ideia de discutir as questões da cidade e nada mais natural do que falar de arquitetura", afirma Jorge Saad, produtor da série.

O programa de estreia fala sobre Marcos Acayaba, criador das residências Milan, onde mora, e Olga, casa do engenheiro Hélio Olga Jr, ambas em São Paulo.

Tuca Vieira/Folhapress
ORG XMIT: 240601_1.tif O arquiteto Marcos Acayaba junto a Residência Milan, no bairro Cidade Jardim, em São Paulo (SP). (São Paulo (SP). 02.12.2007. Foto de Tuca Vieira/Folhapress)
O arquiteto Marcos Acayaba, tema do primeiro episódio da série "Arquitetos Brasileiros", junto a residência Milan, no bairro Cidade Jardim

A lista completa inclui Marcelo Ferraz, Ruy Ohtake, Rosa Klias, Siegbert Zanettini, Marcio Kogan, Indio Da Costa, Carlos Bratke, Roberto Loeb, Mauro Munhoz, Aflalo Gasperini, Arthur Casas e Paulo Jacobsen.

"É muito importante expandir os horizontes da população em relação à diversidade de arquitetura que nós temos", conta Saad.

Foram oito meses entre os primeiros contatos com os arquitetos e a finalização da edição. "Por ser uma série documental, tem um cuidado especial com a montagem, trilha sonora, tratamento de imagem, é um processo bem elaborado", explica.

Em cada episódio, o programa discute a evolução da arquitetura, as influências que nortearam o trabalho do arquiteto e seu processo criativo, além de contar sobre a relação de suas obras com o meio, discutir materiais, design e função.

O arquiteto retratado ainda é levado para um passeio por uma de suas obras.

SÉRIE ARQUITETOS BRASILEIROS
ONDE canal Arte 1 (183 pela Sky, 53 na Net, 31 pela Claro TV, 85 na Oi TV, 84 pela GVT)
QUANDO quartas, às 20h30

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag