Publicidade
01/10/2015 - 12h00

Saiba como aproveitar melhor o espaço em quitinetes

DE SÃO PAULO

Pequenas por definição, quitinetes podem ser funcionais e aconchegantes dependendo da organização dos móveis e da decoração.

Para isso, a primeira dica é separar os ambientes. Parede de cobogós (elementos vazados) ou armários podem ser boas alternativas para dar privacidade ao morador. "Cortinas e portas de correr são ótimas opções, pois elas possibilitam que o ambiente seja aberto ou fechado conforme a necessidade", diz a arquiteta Claudia Alionis, da Cactus Arquitetura.

Segundo Claudia, é preciso tomar cuidado com a circulação da quitinete. Móveis dispostos no meio dos espaços podem atravancar a passagem, dando a sensação de que o ambiente é ainda menor.

Além das separações que atuam como barreiras físicas, é possível delimitar ambientes com a disposição dos móveis e o uso de pisos diferentes no quarto/sala e na cozinha –por exemplo, opte por materiais mais quentes nos primeiros, como madeira e laminados, e frios no segundo.

Tapetes são uma forma alternativa de fazer a separação sem criar barreiras na circulação.

Outra dica importante para imóveis pequenos é tentar deixar a cama o mais longe possível da cozinha. "Não é viável ter a cozinha próxima por conta do uso do ambiente. Se o morador receber amigos, por exemplo, as pessoas começam a comer na cama, não é bom", explica a arquiteta.

APOSTE EM TONS FRIOS

Claudia indica a utilização de cores claras e fechadas nas paredes e pisos da quitinete para dar a sensação de maior amplitude. O uso de espelhos também ajuda, principalmente em uma parede de fundo.

Na hora de iluminar, aposte em tons frios, com alguns focos de luz e pendentes sobre pontos específicos, como uma mesa.

Por fim, em ambientes pequenos é importante não descuidar da organização: espaços bagunçados parecem menores e sufocantes.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag