Jardim vira destaque de casa após projeto paisagístico
DE SÃO PAULO
Com 20 mil m² de área disponível, a casa de uma família que gosta de receber convidados, em Avaré (a 267 km de São Paulo), tinha espaço de sobra para um jardim.
Os moradores queriam um espaço não apenas decorativo, mas que tivesse lugar para caminhar e contemplar a vista para a represa da região. Para atender os pedidos, o paisagista Gilberto Elkis criou uma área verde com caminhos delimitados por arbustos e fontes de água.
"A vegetação foi pensada de uma maneira que houvesse floração o ano inteiro", conta Elkis. As plantas escolhidas são perenes, não precisam ser trocadas se receberem a manutenção necessária.
A presença de árvores frutíferas foi exigência dos moradores, e o terreno recebeu um pomar com pés de romã, jabuticabeiras e limoeiros, além de uma horta. Entre as muitas espécies usadas no projeto, destaque para as palmeiras, jasmim amarelos, buxinhos, azaleias e lavandas.
Para quem deseja um jardim parecido, o paisagista recomenta ter um sistema de irrigação, que também funciona bem em espaços menores.
"Um jardim irrigado sempre vai ser mais bonito, uma vez que ele não sofre com estresse hídrico", explica.
Se a implantação do sistema de irrigação não for possível, Elkis ressalta a importância de não descuidar da rega das plantas. Deixar faltar água é o maior pecado do paisagismo.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade