Publicidade
23/10/2015 - 18h33

Casa de veraneio integra ambientes internos e externos

DE SÃO PAULO

A localização desta casa, no bairro de Laranjal, em Pelotas (RS), foi decisiva para seu projeto arquitetônico.

Próximo à Lagoa dos Patos, o bairro é típico de veraneio e afastado do centro da cidade. "Por ser um local despojado, tivemos mais liberdade para criar", conta Otávio Riemke, da RMK! Arquitetura, responsável pelo projeto da casa.

A informalidade da vizinhança se reflete até divisão dos cômodos. "Não tem porta de entrada: há um hall de acesso e você já entra pela varanda", explica o arquiteto.

A interação entre interior e exterior é um ponto forte da casa. A varanda e a sala estão no mesmo nível, e uma grande porta de vidro duplo liga os ambientes, que se misturam.

O vidro duplo também está presente nos quartos, o que confere isolamento acústico e térmico para a residência. Durante o inverno ele absorve o calor do sol e dificulta o resfriamento da área interna. Lareira e sistema de calefação completam a proteção contra o frio gaúcho.

Outra característica do bairro que influenciou o projeto foi a proximidade com a Lagoa dos Patos. "Temos um problema de cheias aqui na região", explica o arquiteto. Para evitar problemas com possíveis alagamentos, a estrutura da casa é sustentada por pilares acima do nível do terreno.

Janelas de madeira dobráveis dão privacidade para os quartos ao mesmo tempo em que permitem a troca de ar com o ambiente externo.

A varanda foi pensada para ser uma extensão da sala, e com a parrilla (churrasqueira típica uruguaia) e a piscina, torna a casa atrativa para convidados. Foi um desejo do morador, que vive sozinho, mas gosta de receber familiares.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag