Publicidade
02/11/2015 - 01h00

Cortinas e plantas nas janelas ajudam a refrescar a casa; veja dicas

DE SÃO PAULO

Os arquitetos Ana Perlla e José Júnior, do escritório Perlla et Jr., são de Belém (PA) e participam da Casa Cor do Estado, que vai até 29/11. À Folha, por e-mail, eles ensinam como deixar os ambientes da casa mais frios durante os meses quentes.

Divulgação
Ambiente planejado pelo escritório Perlla et Jr, de Belém (PA) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Paredes de madeira se adaptam bem a variações climáticas e foram usadas neste quarto projetado pelo escritório Perlla et Jr.

*

Folha - Dá para deixar a casa mais fresca sem fazer grandes reformas?
Ana Perlla e José Júnior - Sim. Para aumentar a ventilação é possível instalar venezianas e seteiras (frestas na parede) ou colocar cobogós (blocos vazados) na parede. Cortinas e plantas próximas da janela ajudam a baixar a temperatura, porque o calor também vem do excesso de luz.

Tapetes e estofados devem ser evitados?
Depende do material. Tapetes de linho, algodão ou palha não aquecem o ambiente. Já os de náilon, sim. O mesmo vale para sofás: tecido é melhor do que couro, porque permite a transpiração.

Qual é o melhor tipo de iluminação?
Lâmpadas de LED emitem pouco calor e são mais bonitas que fluorescentes.

Qual o melhor tipo de piso para ambientes que sofrem com as altas temperaturas?
Os inertes, como os porcelanatos, e os atérmicos, como os usados em bordas de piscina, porque não refletem tanto o calor do ambiente, gerando maior conforto aos usuários. Pisos de madeira também podem ser utilizados.

Em imóveis que ficam em cidades com grande variação térmica, como é possível deixar a casa fresca no verão e quente no inverno?
Uma boa aposta é o uso de elementos naturais, como madeiras, algodão, linho, sisais, cobogós, venezianas, entre outros, pois eles se adaptam mais facilmente a vários tipos de clima.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag