Publicidade
09/11/2015 - 14h51

Novos produtos facilitam aplicação de textura em paredes

DE SÃO PAULO

Para fazer textura em paredes nem sempre é preciso colocar a mão na massa corrida. Novos materiais deixam a técnica mais simples de ser aplicada –e, consequentemente, ajudam a obter um melhor resultado.

É o caso dos papeis de parede texturizados, que têm padronagens em relevo que imitam texturas tradicionais ou têm aspecto de fibras naturais.

Bons para uso interno, os papeis são colocados da mesma forma que um papel de parede comum, mas depois podem ser pintados na cor desejada. Enjoou da cor? Sem problemas. É só pintar por cima.

"Fica bem mais linear e uniforme do que uma textura tradicional", explica o arquiteto Carlos Eduardo Chitão, parceiro da marca Atlas, que produz materiais para textura.

Outra vantagem do papel de parede é a facilidade de retirar. Enquanto texturas comuns precisam ser lixadas ou raspadas da parede, o papel só precisa ser descolado.

"Hoje também se usa muito a textura em forma de manchas, como a que imita cimento queimado ou mármore", conta a arquiteta Cilene Monteiro Lupi.

Ela explica que algumas empresas vendem massa ou mesmo tinta para textura já com esses aspectos, o que facilita a aplicação.

"Não gosto quando a massa já vem colorida, porque você perde as nuances de claro e escuro", explica a arquiteta. Ela indica o uso de massa para textura primeiro, com a aplicação da cor depois.

Na hora de escolher a cor para a textura, Chitão aconselha evitar tons fortes e vibrantes, como o vermelho, amarelo e verde. Por já ter uma aparência marcante, a textura aliada a cores fortes dá um resultado carregado. "Se quiser cor vibrante, abra mão da textura", ensina.

Quanto aos locais de aplicação, é melhor evitar paredes texturizadas em banheiros e cozinhas. No banheiro, há risco de alguém esbarrar na textura e se arranhar; na cozinha, pode grudar gordura na parede.

Para fachadas, pode ser uma boa ideia. "A textura é uma forma barata de corrigir imperfeições", diz Chitão.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag