Projeto transforma casa com truques simples e valorização da luz natural
DE SÃO PAULO
A reforma desta casa de 100 m² em Cotia, na Grande São Paulo, é a prova de que dá para mudar um espaço sem fazer quebra-quebra.
O principal problema do projeto antigo era a falta de iluminação. Móveis escuros, somados ao piso de madeira também escuro, deixavam o espaço carregado.
Para clarear os cômodos, as designers Betina Barcellos e Andrea Bugarib, da In House Designers de Interiores, começaram pelas cortinas. Tecidos pesados deram lugar a versões mais leves, que não bloqueiam tanto a entrada de luz.
Os móveis também foram substituídos por peças claras, e o piso foi lixado para perder cor e brilho.
Além das mudanças na decoração, as arquitetas fizeram algumas intervenções para deixar os ambientes mais amplos. Por exemplo: os móveis das salas de estar e de jantar foram invertidos, e o lavabo, que era pequeno demais, ficou mais espaçoso graças à instalação de uma porta de correr.
Para dividir os ambientes, em vez de mexer na estrutura da casa, as designers usaram papéis de parede.
"É uma ótima alternativa para mudar a cara de um cômodo em um dia, sem deixar sujeira ou cheiro, o que é bom para pessoas alérgicas", diz Betina Barcellos.
A única mudança estrutural foi feita na sala da lareira. O piso, que era rebaixado em relação ao resto da área de convivência, foi nivelado.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade