Cores de 2016, rosa e azul podem ir além do quarto de bebê
ANA LUIZA TIEGHI
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
A cor de 2016 não é uma. A Pantone, famosa por seu sistema de classificação de cores utilizado na indústria, elegeu no último dia 2 pela primeira vez dois tons para representar um ano: o rosa quartzo e o azul serenidade, duas cores pastel.
Em comunicado, Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto de Cor da Pantone, afirmou que as tonalidades dão "sensação de bem estar, ordem e paz". Os tons são bem diferentes da cor de 2015, o vermelho marsala.
Raul Fonseca/Divulgação | ||
Apartamento decorado pela arquiteta Selma de Sá, em São Paulo, com tons de rosa quartzo |
Quem quiser seguir a tendência pode usar sem medo o azul claro na decoração da casa, de acordo com a designer de interiores Natália Meyer. Segundo ela, o tom é uma boa opção para quartos porque transmite tranquilidade. A cor também pode ser usada nas paredes da sala, combinada com móveis em tons de caramelo ou branco, que casam bem.
Já com o rosa quartzo é bom ter cautela. "É uma cor mais marcante e enjoativa", explica a arquiteta Cristiane Schiavoni. Segundo ela, o melhor mesmo é usar o rosa de forma pontual: em uma parede, em objetos ou em detalhes no mobiliário.
Para que a sala não fique com cara de quarto de bebê, a arquiteta Selma de Sá diz que é preciso misturar os tons pastel com outras cores. Branco, off-white, gelo e grafite formam uma composição clean com o rosa quartzo, já os tons mais fortes deixam o ambiente moderno.
Outra dica é associar as cores com texturas mais sóbrias, como fibra e linho, ou ainda aplicar os tons em cadeiras, poltronas ou sofás de desenho clássico, para ficar bem longe do tema infantil.
Oficialmente, a paleta da Pantone não é comercializada por empresas de tintas. Porém, variações próximas dos tons já são encontradas no mercado. A Suvinil, por exemplo, tem o Rosa Ballet (C103) e o Céu de Inverno (B344). A Coral comercializa os similares Rosa Gélido e Azul Turquia.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade