Publicidade
27/12/2015 - 01h00

Veja quais estruturas da casa têm prazo de validade e precisam de manutenção

LAURA LEWER
DE SÃO PAULO

No mundo ideal dos imóveis, os moradores fariam revisões e manutenções periódicas onde vivem e economizariam dinheiro e tempo sem precisar mais reparar defeitos de última hora.

Apenas com planejamento, evitariam que suas residências tivessem sua vida útil cortada quase que pela metade com a falta de conservação, segundo especialistas.

Tudo em Ordem?

De acordo com o professor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Antônio Carlos Barossi, no entanto, os brasileiros tendem a acreditar que as construções são eternas.

"Tem que haver uma mudança de cultura no sentido de que devemos tratar a manutenção das edificações do mesmo jeito que tratamos a de automóveis", afirma. "É uma série de elementos que têm durabilidade limitada e, se você define a periodicidade da manutenção, garante o funcionamento permanente deles", diz.

Segundo Silvio Zarth, franqueado em São Paulo da empresa de reparos e reformas Doutor Resolve, a maioria das pessoas que procuram esses serviços não tem o cuidado da revisão. "Deixam chegar ao extremo e esperam uma tomada derreter, por exemplo, para ver que ela não funciona direito".

Para ele, a manutenção feita corretamente "diminui consumo e riscos de acidente".

Além disso, a duração do imóvel pode ser preservada à sua intenção original, de acordo com Paulo Benício, proprietário da franquia do Doutor Faz Tudo em Pinheiros. "A estrutura de um prédio é feita para durar cem anos, e a pessoa que faz a prevenção pode ter um imóvel para esse tempo todo. A que não faz, pelo menos na parte interna, reduz a vida útil em até 40%", diz.

Segundo Barossi, até mesmo as normas de projeto de construções estão sendo alteradas para facilitar esses cuidados. "Quando você fizesse o projeto, já incluiria o manual instruindo o usuário sobre a manutenção", afirma.

Enquanto isso não acontece, o ideal é que o morador faça uma lista com todos os componentes da construção e converse com um especialista para verificar a periodicidade com que cada um deve ser revisado.

"Você não percebe os problemas, então é preciso fazer um plano de manutenção preventiva. É importante ficar de olho nos sinais que a construção te dá de que está sofrendo algum tipo de modificação", afirma Barossi.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag