Flat fica amplo graças à retirada de alguns móveis e à instalação de espelhos
DE SÃO PAULO
Esse flat em Moema (zona sul de São Paulo) tem 56 m², mas parece ter ganhado alguns metros quadrados a mais após a reforma.
"Antes, era um apartamento usado para aluguel temporário, estava bastante destruído e era muito escuro", diz Andrea Lucchesi, sócia do escritório Mestisso Arquitetura, autor do projeto.
No quarto, a mudança salta aos olhos. Antes, o espaço tinha três armários –além do que aparece na foto, havia outro suspenso acima das escadas e um gaveteiro do outro lado da cama. Eles foram trocados por um só móvel.
Além do espaço extra ganho com a retirada das cômodas, o novo armário foi forrado com espelhos "para dar a sensação de amplitude", explica Lucchesi.
Em um dos cantos, onde antes ficavam entulhadas malas e bolsas, foram colocadas estantes de madeira com objetos decorativos.
Do outro lado da cama, restaram apenas um criado-mudo verde e uma poltrona laranja. "O proprietário queria cores neutras, mas demos toques coloridos na decoração", diz a arquiteta.
Para dar um tom "urbano", "mesclando elementos novos e velhos", as paredes foram descascadas.
"A parte cinza é a superfície original da construção. Ao lado, revestimos com tijolos, pintados de branco."
No andar de baixo, a maior parte da mudança foi também no mobiliário. Uma das poucas mudanças estruturais da reforma foi a cozinha integrada à sala –a bancada foi movida para dar mais espaço aos eletrodomésticos.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade