Projeto divide ambientes de quitinete com uso móveis planejados
DE SÃO PAULO
Esta quitinete em Higienópolis, região central de São Paulo, ficou pequena demais quando a proprietária se casou e trouxe o marido para dividir com ela os 32 metros quadrados de quarto e sala.
O imóvel, todo integrado, só tinha uma parede: a do banheiro. Para dar privacidade ao casal, a designer de interiores Adriana Fontana, que projetou a reforma, apostou nos móveis –multifuncionais e feitos sob medida.
Uma estante com nichos delimitou a área do quarto e criou uma sala de estar entre o cômodo maior e a cozinha. A televisão foi acoplada a uma placa giratória, para ser vista de qualquer lado.
Ainda no dormitório, armários embutidos com espelhos na porta deram a sensação de amplitude. "Espelhos são ótimos para imóveis pequenos, mas precisam ser usados com cuidado", diz. O risco é ficar de mau gosto. "É preciso pensar no que será refletido", explica.
Outros móveis funcionais compõem o apartamento, como a mesa de jantar dobrável. As cadeiras podem ser usadas como criado-mudo ou colocadas em uma parte da estante que serve como escrivaninha.
"O que faz a diferença em um apartamento pequeno são os truques de marcenaria", afirma Fontana.
O imóvel também ganhou uma área de serviço graças a uma redução na área do banheiro. Por fim, luzes embutidas no teto ajudaram a setorizar ainda mais o espaço.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade