Publicidade
03/01/2016 - 01h00

Dividir a casa é tendência entre pessoas com mais de 30 anos

PHILIPPE SCERB
DE SÃO PAULO

Dividir a casa deixou de ser coisa de estudante. Hoje, proliferam-se nas grandes cidades as chamadas repúblicas tardias, formadas por pessoas mais velhas –de vinte e poucos anos até cinquentões.

Para dividir um teto, não precisa ser amigo nem ter o mesmo sangue. A maioria dos parceiros se conhece por meio de sites especializados (como o Moove In ) e grupos de redes sociais que fazem a ponte entre os interessados.

A publicitária Juliana Tonelli, 40, administra o "Dividir Apartamento SP", grupo no Facebook com mais de 49 mil membros. Ela sente um aumento recente no número de pessoas mais velhas procurando e oferecendo quartos na rede social.

Ela mesma é adepta da república tardia. Depois de dois anos alugando quartos da sua casa para estranhos em São Paulo, passou três meses nos Estados Unidos, voltou para a capital no ano passado e divide agora uma casa com outra pessoa na Granja Viana, em Cotia, Grande SP.

Gabriela Di Bella/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 08-12-2015, 17h00: Retrato da publicitária Juliana Tonelli, 40, personagem da matéria sobre repúblicas de pessoas mais velhas para o Morar. Ela aluga um quarto. (Foto: Gabriela Di Bella/Folhapress, COTIDIANO)
A publicitária Juliana Tonelli, 40, que divide uma casa na Granja Viana, em Cotia, Grande SP

A maioria dos que decidem viver em casas coletivas é motivada pela possibilidade de dividir as contas, da luz à internet, e pelo alto valor dos aluguéis, proporcionalmente mais caros para imóveis de um quarto –o preço médio do aluguel de unidades de um dormitório em São Paulo é R$ 2.900, quase o mesmo para apartamentos de dois quartos (R$ 3.076), segundo o portal VivaReal.

Nos grupos de redes sociais, a demanda costuma ser maior do que a oferta.

O designer Pedro Nekoi, 23, anunciou no Facebook que procura alguém para alugar um quarto no apartamento que ele divide com uma amiga na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo.

Mesmo com várias exigências (o candidato deve ter interesses em comum com ele e a amiga e ser gay ou mulher), dois dias depois cinco interessados já tinham entrado em contato.

Para selecionar o companheiro ideal, ele combina um dia para a pessoa conhecer o apartamento e aproveita para conversar. A partir de perguntas sobre a rotina e os hábitos do candidato "já dá para sacar se o santo bate ou não", conta.

TENDÊNCIA

É difícil precisar a quantidade de pessoas que dividem apartamentos no Brasil –o mercado não é regulamentado e contratos de aluguel não incluem essa categoria. Dados do Censo de 2010 do IBGE apontam que 0,7% dos domicílios são compostos por duas ou mais pessoas sem parentesco (em 2000, eram 0,3%).

Para o arquiteto Guto Requena, as repúblicas tardias são tendência, e isso acontece não só pela economia –tanto de recursos quanto de dinheiro–, mas também porque compartilhar está na moda. "É uma mudança de comportamento. As pessoas estão valorizando mais as trocas culturais", diz.

Para o publicitário Felipe Pissardo, diretor da agência de pesquisa em comportamento e consumo Box 1824, há uma mudança de valores.

"A ideia de estar fixo em um lugar não é mais atrativa. Hoje, os jovens desejam mais ter mobilidade do que ter um bem", afirma. Esse é o caso de Juliana Tonelli.

Avener Prado/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 16-12-2015: Augusto cesar, 52, analista de sistema (camisa azul); Antônio de arimateia, 44, gerente de desonvilmento de negócios (camisa branca); Geraldo josé Barbosa, 49, analista de sistema (palmeiras); Joyce pazini, 28, comissária de bordo (preto); Paulo ameri, 24, estudante de aviação (oculos). É cada vez mais comum o hábito de dividir casa com desconhecidos. E a prática não se restringe a jovens. Nessa casa, por exemplo, moram dois adultos de 50 anos com dois jovens de 20. Há regras de convivência, e eles se esforçam para manter hábitos coletivos, como jantar em conjunto. (Foto: Avener Prado/Folhapress, MPME) Código do Fotógrafo: 20516 ***EXCLUSIVO FOLHA**
Augusto Cesar Calçado (de camisa azul, ao centro) com seus companheiros de república (da esq. para a dir.): Geraldo José Barbosa, Antônio de Arimateia, Paulo Ameri e Joyce Pazini

Mas Augusto Cesar Calçado, 52, analista de sistemas, tem outro motivo para dividir a casa: "Poderia morar sozinho, mas é ruim não ter ninguém com quem conversar, dar e receber conselhos".

Ele mora com outras quatro pessoas, entre 24 e 49 anos, e não se incomoda com a diferença de idade. Pelo contrário: "Contribui para fortalecer os laços entre nós. É como se fosse uma família".

Geraldo Barbosa, 49, que mora com Calçado, concorda: "Tentamos jantar juntos todas as noites e às vezes assistir a um filme na sala. O único problema é encontrar um filme que agrade a todos".

Para não dar briga, segundo eles, cada um respeita o espaço do outro e há regras em relação à limpeza e à divisão da comida.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag