Publicidade
10/01/2016 - 01h00

Reforma de imóvel usou materiais de fornecedores ecologicamente corretos

DE SÃO PAULO

A proprietária deste apartamento de 85 m² em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, chegou no escritório Iná Arquitetura com uma lista de fornecedores que só usam materiais certificados. Ela queria que a reforma do seu imóvel não causasse impacto ambiental.

Diante da exigência, o arquiteto Julio Beraldo, responsável pelo projeto, procurou reutilizar materiais e instalar eletrodomésticos econômicos.

A sala de estar, que foi integrada à sala de jantar e à cozinha, ganhou um piso de taco de peroba rosa garimpado em duas demolições. Os antigos batentes das portas foram retirados e viraram uma mesa e dois bancos.

Luzes de led, as mais econômicas, foram instaladas nos ambientes. Até o lixo da construção foi todo encaminhado a um ecoponto, para garantir que seria descartado da forma correta.

"A proprietária acompanhou de perto todos os detalhes, queria ter certeza que estávamos preocupados com a questão ambiental", afirma Beraldo.

O apartamento tem três quartos, um deles virou suíte depois da reforma. Um dos dois lavabos, que ficava na área de serviço, foi desativado. O espaço livre foi usado para ampliar o outro lavabo, da sala, e transformá-lo em banheiro. A reforma durou quatro meses e custou cerca de R$ 180 mil, incluindo os móveis de marcenaria, feitos sob medida.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag