Reforma expõe estruturas originais de apartamento de 1928, no centro de SP
CAROLINE SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A reforma desse apartamento de 19 m² no Palacete Riachuelo, no Centro de São Paulo, foi quase um trabalho de escavação para os arquitetos Ricardo Camargo e Matteo Gavazzi, do escritório Refúgios Urbanos.
Inaugurado em 1928, o prédio projetado por Cristiano Stockler das Neves foi o primeiro edifício residencial da cidade. Para valorizar a história, o projeto deixou tijolos e concreto aparentes.
Paredes que dividiam os espaços foram removidas para transformar os ambientes em um cômodo só. Nem o banheiro ficou de fora: ganhou divisões de vidro para separar box e vaso sanitário.
A marcenaria sob medida projetada pelos arquitetos passou a ser o grande trunfo da obra. Armários de madeira escondem equipamentos domésticos e dividem sutilmente o quarto da cozinha e da área de serviço.
"Nesse armário instalamos fogão, micro-ondas e frigobar, além de máquina de lavar e secar roupas", afirma Ricardo Camargo.
O piso de peroba rosa foi removido, tratado e complementado com madeira de demolição do mesmo tipo.
Conduítes aparentes combinam com a parede de tijolos à vista e dão uma cara de galpão ao espaço, projetado para ser um imóvel de aluguel de temporada.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade