Publicidade
21/02/2016 - 01h01

Reforma expõe estruturas originais de apartamento de 1928, no centro de SP

CAROLINE SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A reforma desse apartamento de 19 m² no Palacete Riachuelo, no Centro de São Paulo, foi quase um trabalho de escavação para os arquitetos Ricardo Camargo e Matteo Gavazzi, do escritório Refúgios Urbanos.

Inaugurado em 1928, o prédio projetado por Cristiano Stockler das Neves foi o primeiro edifício residencial da cidade. Para valorizar a história, o projeto deixou tijolos e concreto aparentes.

Paredes que dividiam os espaços foram removidas para transformar os ambientes em um cômodo só. Nem o banheiro ficou de fora: ganhou divisões de vidro para separar box e vaso sanitário.

A marcenaria sob medida projetada pelos arquitetos passou a ser o grande trunfo da obra. Armários de madeira escondem equipamentos domésticos e dividem sutilmente o quarto da cozinha e da área de serviço.

"Nesse armário instalamos fogão, micro-ondas e frigobar, além de máquina de lavar e secar roupas", afirma Ricardo Camargo.

O piso de peroba rosa foi removido, tratado e complementado com madeira de demolição do mesmo tipo.

Conduítes aparentes combinam com a parede de tijolos à vista e dão uma cara de galpão ao espaço, projetado para ser um imóvel de aluguel de temporada.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag