Publicidade
06/03/2016 - 01h01

Obra transforma parede em balcão versátil e otimiza área de imóvel de 60 m²

ANA LUIZA TIEGHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não por acaso, a reforma desse apartamento de 60 metros quadrados no Sumaré, na zona oeste de São Paulo, concentra ideias para otimizar o espaço. A proprietária tinha acabado de sair de um imóvel com o dobro do tamanho e não queria abrir mão de ter ambientes amplos.

Além de menor, o apartamento novo era todo dividido e tinha pouca penetração de luz natural -defeitos que foram eliminados com a obra, projetada pelo escritório Trópico Arquitetura.

A principal mudança aconteceu na sala e na cozinha. A parede que dividia os cômodos foi derrubada parcialmente e deu lugar a uma bancada "dois em um": na sala serve como rack; na cozinha, como mesa de jantar.

Sob o balcão ficam dois armários com rodinhas, que podem ser alocados em outra parte e, assim, liberar espaço para mais cadeiras. Sem eles, a bancada acomoda até sete pessoas.

"O objetivo era que a cozinha fosse o foco principal da casa", afirma Luciano Braga de Lima, um dos responsáveis pelo projeto.

Na decoração predominam tons neutros, como o branco das paredes e o cinza do porcelanato presente em todos os cômodos do imóvel. O visual limpo é quebrado com peças coloridas e com os ladrilhos verdes da cozinha.

Para aumentar a incidência de luz natural e ao mesmo tempo esconder a área de serviço, os arquitetos quebraram a parede que separava o espaço da cozinha e, no lugar, instalaram uma porta de vidro jateado (translúcido).

As soluções para aumentar os ambientes não ficam só nos cômodos principais.

Nos dois banheiros, um espelho que começa logo acima da pia e vai até o box esconde armários generosos e ainda dá a sensação de um ambiente maior. Dentro do box, nichos para xampu e sabonete foram escavados na parede, para não roubar área útil do espaço.

O projeto de iluminação incluiu pontos de luz indireta sobre a bancada da cozinha e luminárias simples na sala. A obra ficou pronta em quatro meses.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag