Publicidade
06/03/2016 - 01h01

Revestimentos 3D são tendência em 'fashion week da arquitetura', em SP

FERNANDA ATHAS
DE SÃO PAULO

Na moda casa, a tendência outono-inverno para pisos e azulejos são as peças tridimensionais. Os revestimentos, que servem até como objeto de decoração, foram exibidos na 14ª Expo Revestir, feira conhecida como a "fashion week" da arquitetura.

O evento, que aconteceu entre os dias 1º e 4 de março no Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo, reuniu em 40 mil metros quadrados 235 expositores, entre eles, marcas como Manufatti, Roca Cerâmica, Decortiles, Porcebras e Santa Luzia, que lançaram na feira linhas de cerâmicas 3D.

Simone Lourensi, coordenadora de design da Eliane e da Decortiles, diz que a inspiração para as peças veio tanto da paisagem das metrópoles -cheia de formas geométricas-, quanto da natureza, com suas curvas e relevos irregulares.

"A arquitetura urbana está expressa nos blocos de concreto, em edifícios e volumes gigantescos. Traduzimos isso para o design de interiores em peças com superfícies irregulares, que se sobressaem em até oito centímetros da base", diz.

A Manufatti lançou duas linhas de cerâmicas tridimensionais na feira. As fôrmas de cada coleção foram talhadas à mão por artesãos que trabalham na fábrica em Tatuí, no interior do Estado.

"As peças passam pelas mãos de três a quatro pessoas, que, após criarem a fôrma matriz, lixam e esculpem o material. Você terá praticamente uma obra de arte em casa", diz Patrícia Maia, diretora comercial da Manufatti.

VERSATILIDADE

Esmaltados, foscos, brilhantes ou de acabamento metálico, os revestimentos tridimensionais podem ser usados internamente ou mesmo em áreas externas, como fachadas e muros.

Para a arquiteta Ana Bartira, o design novo levou as cerâmicas, antes restritas aos cômodos molhados (banheiro e cozinha), para todos os ambientes da casa.

Além disso, o revestimento leva vantagem no quesito durabilidade em comparação com outros materiais que trazem o aspecto 3D, como papeis de parede e tecidos, que estragam mais facilmente.

CUIDADOS

Antes de escolher e instalar um painel 3D é preciso alguns cuidados. Ana aconselha evitar a mistura de texturas e cores, para a composição não ficar exagerada.

Na hora de instalar, é preciso prestar atenção no tipo de rejunte utilizado, que deve ser resistente à água. "O mais indicado é o epóxi, que pode ser lavado", explica.

A arquiteta Daniela Francfort lembra que para valorizar as formas das peças é preciso estar atento à iluminação do ambiente.

"O projeto do arquiteto deve considerar a luz artificial e natural em diferentes momentos do dia para destacar o revestimento", diz.

Como a maioria das peças faz parte de coleções especiais das marcas, outra dica é comprar 10% a mais de material. A reserva pode ser útil em manutenções futuras.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag