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10/04/2016 - 01h00

Aplicativos de reforma ajudam a encontrar profissionais faz-tudo

JULIO LAMAS
DE SÃO PAULO

Dentro da tendência que tem sido chamada de "uberização" da economia –em referência ao aplicativo Uber–, plataformas que fazem o meio de campo entre prestadores de serviço e clientes proliferam no mercado de reformas, manutenção e instalações domiciliares.

Entre as opções mais recentes está a Mão na Roda, cujo site foi lançado em janeiro deste ano, e o aplicativo em versão de testes está disponível para clientes convidados –a versão final, aberta a todos, chega em junho.

Além de pedreiros, eletricistas e encanadores, a plataforma facilita também o contato com técnicos para a instalação de home theaters e equipamentos eletrônicos.

Erick Diniz/Folhapress
Reforma no Brooklin, na zona sul, feita com monitoria de arquiteto on-line

O serviço pode ser solicitado gratuitamente. Depois que o pedido é feito via app, o cliente pode escolher entre os orçamentos de cinco profissionais cadastrados.

"No momento, temos 300 prestadores ativos. Com vários orçamentos, o cliente pode conseguir uma redução de até 40% no valor previsto para serviços elétricos e reparos", diz André Serra, fundador e sócio do Mão na Roda.

Sem conhecer ninguém no ramo, o bancário Raphael Rocha, 31, recorreu ao aplicativo para encontrar quem instalasse a parte elétrica e montasse uma estante na sua casa nova na Vila Maria, zona norte de São Paulo.

"Meu pai, que é pau para toda obra, sempre fez de tudo na casa, mas também nunca me ensinou nada. Tive que usar o aplicativo para instalar o chuveiro. Escolhi o prestador de serviço mais barato. Foi muito rápido, no dia seguinte o eletricista já estava na minha casa", diz.

No Brasil desde 2011, o Habitissimo tem 87 mil empresas e profissionais cadastrados. Cerca de 1,2 milhão de pedidos de reforma e construção foram atendidos pelo app criado na Espanha e presente em oito países da Europa e da América Latina.

As requisições são feitas com base na localização do cliente e dos profissionais, que podem se inscrever livremente na plataforma. Antes de contratar, é possível ver avaliações de outros usuários e fotos de projetos prontos.

"O Habitissimo só permite comparar os orçamentos e escolher o mais competitivo. Proporcionamos toda a informação para facilitar a escolha do profissional da mesma forma que o TripAdvisor faz no setor de hotelaria", conta a porta-voz Ingrid Irles.

PREÇO É TUDO?

Escolher apenas com base no preço pode ser arriscado quando os serviços são maiores e mais complexos, explica a consultora Fabiana Dias, diretora do site 100pepinos, com dicas para reformas.

"Você pode pedir um instalação de ar-condicionado, mas acabar com um profissional que só quebra a parede e não sabe nada de elétrica e hidráulica, seja porque você não conhecia o perfil do prestador ou porque não soube detalhar o pedido", diz.

A subjetividade nas avaliações também pode causar surpresas indesejadas, o que tem feito as empresas apostarem em regras mais rígidas para os fornecedores.

Para trabalhar com o Parafuzo, outro aplicativo de prestadores de serviço, os profissionais têm suas referências checadas e passam por treinamento presencial sobre como atender o cliente.

"Fazer uma curadoria foi a forma que encontramos para aumentar a qualidade dos serviços", afirma Eduardo Campos, CEO do aplicativo.

CONTROLE RIGOROSO

Mais do que facilitar o contato entre consumidor e prestador de serviço, alguns aplicativos agora investem em um controle mais rigoroso do processo.

Um exemplo é o 123 Reformei, antigo Bougue, que mudou a identidade e a estratégia de trabalho.

"Antes, o usuário podia escolher com base no custo. Mas nos quase dois anos que fizemos isso descobrimos diversos vícios de mercado que dificultavam a satisfação do usuário", afirma Fernando Canuto, CEO da 123 Reformei.

Como exemplo de problemas, o empresário cita atrasos nas obras, falta de organização, desperdício de materiais e falta de familiaridade com o uso de tecnologias digitais por parte dos empreiteiros.

"Hoje, nós montamos o orçamento com o auxílio de arquitetos pela internet, um serviço que poucos têm dinheiro para pagar. Além disso, oferecemos um aplicativo para mater a obra dentro do cronograma."

Se a obra atrasa ou algo é danificado, o profissional é obrigado a pagar multa para o contratante.

"Economizei 30% no custo do arquiteto e a obra está dentro do prazo", afirma o engenheiro Marco Crespo, 31, que contou com a plataforma para reformar o seu apartamento inteiro no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo.

SELEÇÃO VIRTUAL
O que saber antes de contratar pelos aplicativos de reforma

Quem é quem
Alguns aplicativos fazem processos seletivos antes de cadastrar os profissionais. Verifique se esse é o caso do seu app e quais as referências do prestador de serviço

Preto no branco
Na hora de fazer o pedido do serviço, descreva bem o ambiente e informe com detalhes o que você quer e como quer. Isso pode evitar surpresas indesejadas

Reforma segura
Cheque se o aplicativo oferece ressarcimento em caso de possíveis danos à casa. Há plataformas que também dão indenização se houver algum atraso na reforma

Par perfeito
Escolher o prestador de serviço com base no preço pode não funcionar. É mais importante que o profissional tenha as habilidades necessárias e seja organizado

Fonte: Fabiana Dias, diretora do site 100pepinos

 

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