Projeto usa azulejo com relevo para mudar banheiro pequeno
CAROLINE SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O apartamento de 240 metros quadrados em Belo Horizonte (MG) era novo, mas precisava de uma reforma para ganhar a cara dos recém-proprietários. A missão da arquiteta Carmem Calixto foi criar um projeto que desse aos moradores a sensação de viver em uma casa.
"Essa ideia permeou toda a obra. Integramos a área gourmet à cozinha para ganhar espaço e, no escritório, usamos armários antigos, com puxadores vintage, que remetem a casas de fazenda", diz.
Um dos destaques do projeto foi o banheiro principal. Para fugir da monotonia do branco, a arquiteta decidiu brincar com tons claros e texturas. Na parede sobre a bancada foi usado porcelanato com relevo. O desenho remete ao capitonê, técnica utilizada em estofados.
O espelho acima da bancada, além de dar a sensação de amplitude para o espaço –que tem apenas 3,5 metros quadrados–, também é peça-chave para destacar os azulejos. Outra aliada nisso é a iluminação embutida, que cria sombras na superfície.
A economia também foi um pedido dos moradores. Alguns elementos que vieram "de fábrica" com o imóvel, como o vaso e o piso, foram mantidos. Para atingir o resultado esperado a arquiteta investiu na troca de peças de destaque, como cuba, metais, bancada, revestimento em frente e atrás do espelho e efeitos de iluminação.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade