Publicidade
24/04/2016 - 01h00

Com aumento da demanda e da oferta, inquilinos têm dificuldade no aluguel

DANIEL MÉDICI
DE SÃO PAULO

O mercado dos aluguéis está em ebulição: ao mesmo tempo em que a quantidade de imóveis disponíveis para locação aumentou, a demanda também está em alta.

Segundo levantamento inédito do portal VivaReal, desde junho de 2015 a procura por imóveis para alugar tem superado, todos os meses, a procura por compra na cidade de São Paulo.

Em março, 64% das buscas no portal foram para aluguel e os outros 36% para compra. Um ano atrás, o cenário era inverso: 56% das buscas foram para comprar um imóvel e 44% para alugar.

"Muita gente que não conseguiu vender a casa acabou optando por alugar. Já a maior procura por locação aconteceu, entre outros motivos, por causa das mudanças de regras no financiamento", afirma Lucas Vargas, chefe de operações do VivaReal.

Em maio de 2015, a Caixa Econômica Federal anunciou que passaria a financiar, no máximo, 50% do valor da compra do imóvel –o banco chegava a financiar 80%. Em março deste ano, porém, a Caixa voltou a financiar até 70% do valor do imóvel, mas elevou a taxa de juros.

A avaliação do portal é corroborada pelo mercado. Para Roseli Hernandes, diretora de locação da imobiliária Lello, outro motivo para a alta demanda por aluguéis é uma mudança de comportamento na sociedade.

"Antes, as pessoas alugavam porque iam se casar, porque se separavam ou vinham de outros lugares para trabalhar em São Paulo. Hoje elas buscam otimização nos deslocamentos pela cidade", afirma Hernandes.

O corretor de imóveis Alexandre Tirelli, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, concorda. Segundo ele, apesar de a maior parte dos consumidores ainda sonhar com a casa própria, também existe uma parcela, em especial de jovens, que não quer comprometer uma grande parte da renda com esse tipo de investimento.

Uma razão para isso é a insegurança com a situação econômica do país. "As pessoas têm evitado se descapitalizar", afirma.

Apesar da oferta em alta, quem procura uma casa ou apartamento para alugar encontra dificuldades para negociar o preço.

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 20-04-2016, 19h20: PERSONAGEM MORAR. Retrato da personagem FErnanda Cataldi, para materia sobre dificuldades para alugar imovel. Fernanda procurou imovel para locacao durante seis meses e teve dificuldade de negociar, mesmo durante a crise. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, MORAR) ***EXCLUSIVO FSP***
A radialista Fernanda Cataldi, que demorou seis meses para encontrar um imóvel para alugar

SEIS MESES DE BUSCA

A radialista Fernanda Cataldi, 29, começou a buscar um imóvel para locação em julho do ano passado e só encontrou em dezembro.

No começo, a ideia era continuar morando em Pinheiros (zona oeste de São Paulo). "Mas o preço dos aluguéis estava uma fortuna. Então passamos a pensar em Lapa, Vila Leopoldina e Perdizes. Tentamos algumas imobiliárias, mas tudo o que nos mostravam ou era muito caro ou muito pequeno. Um dos imóveis não tinha nem janela no quarto", lembra Cataldi.

Outra dificuldade era a negociação. Muitos proprietários não aceitavam nenhuma proposta. "E eles continuam com a placa de 'Aluga-se' pendurada", diz. No final, ela encontrou um apartamento no Jaguaré (também zona oeste).

Na opinião de quem entende do assunto, Cataldi fez o certo: quando viu que não encontraria um apartamento em Pinheiros, estendeu seu raio de interesse (veja outras dicas abaixo).

Para o proprietário que quer desencalhar seu imóvel sem baixar muito o aluguel, Hernandes recomenda, além de ficar de olho no preço do mercado, manter a manutenção das instalações em dia.

"O apartamento tem que ser atraente. Muitas vezes, o que afasta o possível morador é um azulejo velho ou a cor da parede que está fora de moda. Detalhes contam."

PREÇO MAIS BAIXO

No último ano, a oferta maior de imóveis fez com que o preço médio do aluguel na cidade de São Paulo sofresse uma leve queda.

De acordo com o portal VivaReal, o preço médio do aluguel por metro quadrado em São Paulo caiu de R$ 36,08 no primeiro trimestre de 2015 para R$ 35,38 no mesmo período deste ano -uma desvalorização de 1,9%.

Essa oscilação foi puxada principalmente pelas zonas norte e leste da cidade. Todas as outras regiões registraram valorização dos aluguéis no mesmo período. Na região central, a que mais valorizou, o aluguel ficou, em média, 10% mais caro. Em alguns bairros, como Cerqueira César e Consolação, a valorização ficou próxima dos 20%.

*

PAGUE MENOS
Como encontrar o imóvel ideal

ZONA DE INTERESSE Se os preços estão altos no bairro sonhado, considere estender a área de busca para regiões vizinhas, que podem ter melhores ofertas

PESQUISA Muitos locadores estipulam um valor de aluguel incompatível com o preço de mercado. Tenha uma ideia de qual é o preço para imóveis semelhantes na mesma área e use essa informação para tentar negociar

PROPAGANDA Se você está renegociando o contrato, argumente que cuida bem do imóvel e paga as contas em dia. Isso pode resultar em um valor mais baixo

*

GANHE MAIS
Como desencalhar um imóvel parado

MANUTENÇÃO O imóvel deve estar em boas condições, sem manchas na parede, com torneiras funcionando e sem mau cheiro

DECORAÇÃO E ACABAMENTO É importante que o espaço tenha uma aparência moderna. Azulejos velhos, piso malcuidado e até a cor da parede podem afastar os possíveis moradores. Limpeza também é fundamental

PÚBLICO-ALVO O proprietário deve investir no público-alvo que tem mais probabilidade de se interessar pelo imóvel. Se o prédio tem playground, será mais atrativo para famílias com filhos

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag