Composteira é destaque de cozinha que reúne luxo com sustentabilidade
MARA GAMA
COLUNISTA DA FOLHA
O ambiente criado por Marília Pellegrini para a Casa Cor 2016, a "Cozinha Essencial", combina alto luxo em eletrodomésticos com itens fundamentais da casa contemporânea sustentável: revestimentos de baixo impacto nos armários e pisos, horta de temperos e uma composteira para resíduos orgânicos.
A escolhida por Pellegrini foi uma composteira automática. Elas são compactas, movidas a energia elétrica e podem ser usada em casas, apartamentos e escritórios. Processam até 5 quilos de material por dia.
Com preço salgado –mais de R$ 5.000 nos sites de produtos ecológicos– elas têm lá suas vantagens.
Raquel Cunha/Folhapress | ||
A composteira, presente no ambiente "Cozinha essencial" |
Além do tamanho reduzido, cabendo num cantinho da área de serviço, elas transformam os resíduos em adubo orgânico em dias, podendo reduzir o volume do lixo doméstico em até 70%, segundo os fabricantes.
Dão fim a praticamente todo tipo de resto da cozinha. Diferentemente das composteiras que usam minhocas para auxiliar a decomposição, as automáticas aceitam frutas cítricas, carnes, laticínios, frutos do mar e ossos. O composto gerado pode ser aplicado diretamente em jardins, arbustos, árvores e vasos.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade