Publicidade
29/05/2011 - 07h45

Abese lança cartilha gratuita com orientações de segurança

CRISTIANE CAPUCHINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Contra o aumento dos assaltos a condomínios, a Abese (Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) lançou na semana passada em São Paulo uma cartilha sobre segurança para síndicos.

De acordo com o manual, entre os problemas mais comuns nos circuitos de proteção instalados estão a falta de planejamento, a compra de equipamentos de baixa qualidade para reduzir custos e a contratação de equipamentos e vigilância sem a orientação de especialistas.

A compra de câmeras e monitores sem planejamento conforme o cotidiano do edifício pode criar apenas falsa impressão de segurança.

"A tecnologia é uma importante ferramenta, mas sem planejamento e integração com a rotina do condomínio, não funciona", aponta David Fernandes, consultor de segurança da Abese e autor da cartilha.

O livro poderá ser obtido gratuitamente por síndicos e administradoras na associação.

ORIENTAÇÃO
O lançamento ocorreu na feira Exposec, realizada de 24 a 26 de maio com novidades da eletrônica para o tema.

É importante lembrar que, antes de iniciar a compra de materiais, o síndico deve contratar um consultor de segurança para fazer a análise de risco do condomínio.

Só assim é possível um projeto adequado para cada caso e até economia de recursos com mão de obra.

"Um sistema de câmeras bem projetado pode reduzir a necessidade de vigilantes noturnos", afirma Leonardo Cassettari, gerente de marketing da TecVoz.
A empresa apresentou um software com alarmes para manter o porteiro acordado. O sistema registra o tempo de resposta para monitorar a atenção na portaria.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag