Publicidade
03/07/2011 - 07h45

Comprar é opção para quem não poupa

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A comparação entre a taxa de retorno do aluguel e a rentabilidade de outros investimentos é válida para quem pode dispor de todo o capital no momento da aquisição.

"Se a pessoa não tem o dinheiro na mão e vai para o financiamento, comprar é uma boa alternativa porque ele acumulará capital imobilizado", considera William Eid Junior, professor da FGV-SP.

No caso da compra de um imóvel pronto, a parcela poderá ser comparada ao gasto mensal com aluguel. Assim, parte do pagamento vira bem patrimonial da família.

Foi a reflexão que fez o analista de recursos humanos Lothar Schoneborn, 51. Usando seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), Schoneborn deu entrada em um imóvel na Vila Matilde (zona leste).

"Decidi comprar o imóvel aproveitando o fato de o financiamento estar muito em conta. Se fosse alugar, a prestação que eu pago seria quase o valor do aluguel", diz.

"As taxas de financiamento estão ligadas à TR [taxa referencial]. Não computam a inflação, o que torna barato o crédito", cita Bruno Gama, diretor de operações da Credipronto.

No cálculo comparativo para a decisão, deve entrar o valor do aluguel nos próximos três anos -período do contrato-, considerado o aumento anual de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Também deve ser levado em conta o valor pago no financiamento e sua correção pela TR.

A intenção é que o comprador considere o valor das parcelas no futuro e se poderá se endividar a longo prazo.

Tudo isso só é válido se a compra for feita a um preço interessante. É preciso buscar o preço do metro quadrado na região tanto do novo como do usado e verificar o aluguel na mesma área.

"Nem sempre o lugar de moradia é um bom lugar de investimento", avalia Gama.

BAIRRO AO LADO
Quem não tem recursos para comprar imóvel na região em que aluga pode adquirir um em local menos valorizado e usar o aluguel desse bem como renda.

Nesse caso, é importante estudar a rapidez de ocupação no bairro de compra, a taxa de retorno no aluguel da região e a possibilidade de valorização em geral impulsionada por melhoras na infraestrutura do lugar.

"Quando você usa o imóvel como investimento tem que se manter sempre atento às condições do bairro. O ideal é trocar por regiões com melhor potencial de valorização sempre que necessário", indica José Roberto Federighi, diretor de operações da imobiliária Del Forte Frema.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag