Publicidade

 

Publicidade

 
15/09/2011 - 07h29

Teste de purificadores encontrou modelos que pioram a qualidade da água

DE SÃO PAULO

Atualizado às 12h09.

A ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avaliou cinco modelos de purificadores de água e descobriu que dois dos modelos pioram a qualidade da água, sendo que um deles adiciona metal pesado à agua.

Dos cinco modelos testados, três foram aprovados segundo os parâmetros do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e apenas um é recomendado pela associação ProTeste.

Foram avaliados os seguintes purificadores: Sterilizer, da Latina Eletrodomésticos; Noblesse Flex HF, da Europa; PA30G, da Electrolux; Compact Gel, da Ulfer; e BPA50, da Brastemp.

Três deles podem ser considerados bons, os das marcas Brastemp, Europa e Latina.

O modelo com maior eficiência bacteriológica e microbiológica e recomendado pela associação é o Latina Sterilizer.

Divulgação
Purificador Latina Sterilizer
Purificador Latina Sterilizer, recomendado pela avaliação da ProTeste

O purificador da Ulfer foi eliminado do teste por apresentar uma quantidade de prata na água 14 vezes maior do que a permitida em lei. A prata não é eliminada pelo organismo.

O modelo da Electrolux apresenta um ambiente que favorece a proliferação de micro-organismos. A concentração inicial de bactérias na água aumentou em mais de 10% após a passagem pelo filtro, piorando a qualidade da água.

Os itens da Ulfer e da Electrolux também apresentaram problemas no teste de redução da quantidade de cloro. O modelo da Ulfer reduziu em 62% a concentração de cloro e o da Electrolux, em 57%; a informação dos aparelhos é de que eliminariam ao menos 75% do cloro.

Os aparelhos da Latina (99% de redução de cloro) e da Brastemp (97%) foram considerados muito bons.

Também foi constatada a incapacidade de eliminar ou reter bactérias satisfatoriamente nos modelos da Ulfer e da Electrolux. Os resultados do teste foram encaminhados ao Inmetro, solicitando a retirada dos produtos dos fabricantes que não se adequratam às regras de certificação.

Durante a primeira rodada de testes, o purificador Brastemp também apresentou ambiente propício para o surgimento de micro-organismos. Já o Europa, também na primeira avaliação, não foi eficaz para remover as bactérias da água. Contudo, em testes posteriores, ambos aparelhos se saíram bem e por isso não foram eliminados da avaliação da ProTeste.

CRITÉRIOS

Foram avaliados os seguintes itens: facilidade de uso, segurança, manual de instrução, risco à saúde, eficiência, capacidade de resfriamento e consumo de energia.

Confira o teste completo

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade


Livraria da Folha

Meus Tiranos Favoritos

Meus Tiranos Favoritos

Bob Lutz

Comprar
Confrontos Decisivos

Confrontos Decisivos

Al Switzler, Joseph Grenny, Kerry Paterson e Ron Mcmillan

Comprar
Termine Este Livro

Termine Este Livro

Keri Smith

Comprar