Publicidade
09/11/2011 - 07h23

Redes de franquia buscam mulheres para crescer

DANIELE MAIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Organização, visão detalhista, bom trato com pessoas. Algumas qualidades tidas como femininas têm feito com que redes de franquia busquem mais mulheres para gerenciar as unidades.

Para Jaqueline Garcia, coordenadora estadual do Projeto Franquias do Sebrae-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a procura de mulheres por franquias é cada vez maior.

"A mulher sabe ser enérgica e ao mesmo tempo, compreensiva; sabe comandar sem abrir mão do carinho. Isso se traduz em bom gerenciamento e bons resultados."

Muitas franquias já contam com mais mulheres do que homens à frente dos negócios. Na rede de cursos de inglês inFlux, por exemplo, elas representam 60% dos franqueados.

Uma delas é a paulista Simone Hayashi, 37, formada em engenharia. "Levei dois anos para ter retorno do que tinha investido. Já com mais experiência, quando abri a minha quinta escola, demorei só seis meses para ter esse retorno", comemora.

A rede de cursos de informática ComputerToys conta com 90% de mulheres entre franqueados. A marca soma 25 unidades no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília e no Rio Grande do Sul.

"Nossa expectativa é fechar 2011 com um crescimento na faixa de 20%, o que é muito bom e só prova que nós, mulheres, estamos no caminho certo", afirma Flávia Dalalama, 39.

Dalalama, que é mãe de um menino de 8 anos, diz achar estimulante ser empresária. "Mesmo com tanto trabalho, sendo dona do próprio negócio, temos maior flexibilidade de horários e podemos dar conta melhor do papel de mãe e mulher, também."

Segundo o consultor Marcos Rizzo, da Rizzo Franchise, "as mulheres se adaptam melhor aos padrões exigidos por cada uma das franquias, são mais organizadas e possuem maior estabilidade com a equipe de funcionários, gerando, assim, menor rotatividade de pessoal".

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag