Chuva reduz movimento em bares
PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO
Os meses de verão são os mais aguardados por Ricardo Melo, 32, proprietário do Divine Wine Bar, em São Paulo. Calor, férias e Carnaval elevam o movimento na casa. Mas, nesta estação, as chuvas reduziram a expectativa de faturamento.
Janeiro deste ano teve chuvas acima do previsto. Foram registrados 332,6 mm -a média esperada era 264 mm, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).
Por isso, o espaço aberto do Divine Wine Bar ficou vazio. Permaneciam todos na área fechada. "O bar enchia de água quando as chuvas eram intensas", frisa.
Isadora Brant/Folhapress |
![]() |
Ricardo Melo, proprietário do Divine Wine Bar, em SP |
Para reverter a situação, o empresário investiu R$ 30 mil na reforma do ponto em janeiro. Desde a semana retrasada, o espaço ao ar livre deu lugar a um salão coberto e a entrada ganhou toldo.
Também foram lançados pratos quentes para dias frios, como peixe e taco.
Adicionar feijoada ao menu foi uma das apostas do Jordão Bar, em São Paulo, para barrar a queda de 15% no faturamento nos meses de dezembro e janeiro.
Sérgio Cardoso, 50, sócio do bar, também trocou cardápios de papel por tablets.
"Preciso fazer com que o cliente se interesse em frequentar o bar, porque, depois que ele vai ao local, naturalmente consome", justifica.
A estratégia de Cardoso é eficiente, avalia João Matta, professor de marketing da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Para vencer as chuvas, é preciso convencer o cliente a sair de casa para ir ao bar. "Investir em nichos, como bares temáticos, ou oferecer diferenciais em entretenimento, como jogos de tabuleiro, também fazem a diferença."
O menor movimento em bares em dezembro teve reflexo no comércio de cerveja. As vendas caíram 3% de 2010 a 2011 no país, segundo a Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev).
"Chuva traz mais prejuízo do que frio para revendedores", diz Hamilton Picolotti, presidente da confederação.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
- Sigilo protege ação fora da Justiça
- Despesa com fornecedor é alvo de briga
- Crescimento de franquias exige cuidado na escolha
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade