Publicidade
03/07/2012 - 12h40

Brasil despenca em ranking de países que mais inovam

DE SÃO PAULO

O Brasil caiu em um ranking internacional que mede o nível de inovação dos países. Em uma lista com 141 países, o Brasil aparece apenas na 58º posição --no ano passado, o país ficou em 47º, entre 125 nações.

De acordo com a pesquisa, elaborada pela escola de negócios Insead e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês), essa queda "demonstra a importância de reduzir fraquezas estruturais nos sistemas de inovação em uma realidade de redução do crescimento global".

Uma das preocupações em relação ao Brasil, na avaliação da pesquisa, é o ambiente de negócios, em que o país aparece apenas na 127º posição. Nesse caso estão incluídos fatores como facilidade para pagamento de impostos. Também são preocupantes os níveis de educação superior (115º lugar) e condições de crédito (108º).

O estudo indica que o Brasil foi o que mais caiu no grupo dos Brics (grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia e China). Nessa lista, a primeira colocada é a Rússia, em 51º, seguida pelo Brasil e pela Índia (64º). O documento diz que esses países, "apesar de seu potencial, precisam continuar a investir em construir suas infraestruturas para inovação".

Na América do Sul, o Brasil aparece atrás do Chile, que tem a melhor posição na região (39º).

A lista dos países com maior nível de inovação é liderada por Suíça, Suécia, Cingapura, Finlândia e Reino Unido. Os Estados Unidos ocupam a décima posição.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade


Livraria da Folha

Abilio

Abilio

Cristiane Correa

Comprar
Em Busca do Tesouro Direto

Em Busca do Tesouro Direto

Samy Dana, Miguel Longuini

Comprar
Felicidade Construída

Felicidade Construída

Paul Dolan

Comprar
Brasil: Uma Biografia

Brasil: Uma Biografia

Heloísa Starling, Lilia M. Schwarcz

Comprar
Pixel tag