Amapá é o Estado com maior índice de novos restaurantes no Brasil
DE SÃO PAULO
Estados das regiões Norte e Nordeste são os locais em que mais cresce, percentualmente, o mercado de restaurantes e lanchonetes. De acordo com uma pesquisa da Central Mailing List, empresa de banco de dados, o Amapá teve em 2011 uma alta de 21,35% no número desses estabelecimentos, o maior índice no país, seguido pelo Pará, com crescimento de 17,4%, e Piauí (16,51%).
Dos Estados em que o índice foi maior do que 15%, todos estão nesses regiões: Acre, Amapá, Pará, Pernambuco, Piauí e Roraima. No total, foram abertos 18.399 restaurantes no país em 2011, diz o levantamento.
Apesar disso, esses locais ainda representam uma fatia pequena desse mercado no Brasil. De acordo com a pesquisa, o Amapá, por exemplo, tem 0,33% dos 222,3 mil restaurantes do país --só o Acre tem um índice menor (0,30%).
Enquanto isso, Estados em que esse mercado é mais consolidado apresentam índices menores de crescimento. São Paulo, por exemplo, que abriga um em cada quatro restaurantes e lanchonetes do país (25%), teve crescimento de 7,86% em 2011. A empresa diz que, por causa da grande quantidade desses negócios no Estado, "fica cada vez mais difícil encontrar um ponto disponível".
Minas Gerais, que tem 9,64% dos estabelecimentos desse tipo no país, teve crescimento de 9,48%, enquanto o Rio de Janeiro, que concentra 8,64% dos restaurantes brasileiros, registrou alta de 10,10%.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
- Aumenta apoio de incubadoras e aceleradoras a pequenos negócios
- Modelos de incentivo a empresa inovadora se complementam
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade