Publicidade
20/09/2012 - 07h00

Jovem garimpa e prepara empresas promissoras para o mercado

FELIPE VANINI BRUNING
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Reunião de negócios boa é aquela em que a gente participa sem falar nada." Esse é o nível de autonomia que Anthony Eigier, 24, busca dar a seus pupilos. Oriundo do setor financeiro, o jovem Eigier virou uma espécie de professor de negócios a partir de junho deste ano com a Tree Labs, consultoria de empresas em estágio embrionário - em inglês, start-ups.

Série de palestras e cursos traz dicas para empreendedores da área cultural

"Quando nossos empreendedores atingem essa maturidade em um encontro com investidores, sabemos que atingimos o objetivo", diz Eigier.

O modelo, surgido nos Estados Unidos, busca acelerar o desenvolvimento das iniciantes.

Para isso, diz Eigier, é oferecido do mais básico - internet, salas de reunião - até a ajuda de empreendedores tarimbados que cumprem a função de mentores e encontros com fundos interessados em comprar participações nas novatas.

Advogado, contador e geladeira cheia também fazem parte do pacote, diz Eigier. Em contrapartida, a Tree Labs associa-se à iniciante com uma participação de 9% do capital.

A primeira turma, formada por cinco iniciantes, começou em junho e vai até novembro.

Ao término desse ciclo, as empresas sairão do ninho dos tutores e terão de buscar instalações próprias, embora continuem contando com o apoio da aceleradora.

PRIMEIRA TURMA

De acordo com o cearense Davi de Castro Rocha, 25, um dos fundadores do site Logovia, que participa da primeira turma da Tree Labs, um dos pontos mais interessantes para os iniciantes é a rede de contatos.

"Já tivemos encontros informais com possíveis investidores em um happy hour e o interessante é que não temos a obrigação de fechar um acordo", afirma Rocha. "São contatos preliminares com gente de mercado que, ainda neste estágio, provavelmente não teríamos."

O empresário Maurício de Almeida, 30, fundador do site de otimização de ferramentas de recursos humanos Recruto, também participante do grupo inicial, diz que a tutoria oferecida é um dos pontos mais atrativos.

"Fundei minha empresa sozinho e agora tenho a possibilidade de discutir ideias com outras pessoas", diz Almeida.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag