Quem tem o próprio negócio é mais feliz, diz estudo
DE SÃO PAULO
Abrir o próprio negócio pode trazer mais felicidade do que ter um emprego fixo, mesmo que se ganhe menos dinheiro. Essa é uma das conclusões de um estudo feito pela Escola de Negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia.
Os pesquisadores analisaram 11 mil pessoas que se graduaram no MBA da instituição e pediram que eles indicassem seu nível de contentamento com a carreira em geral, o emprego atual e o equilíbrio entre vida e trabalho.
Eles descobriram que aqueles ex-alunos que tinham o próprio negócio se consideravam mais felizes do que todos os outros profissionais, independentemente de quanto dinheiro eles ganhavam.
O fato de apenas 56% dos entrevistados que abriram o próprio negócio terem empresas lucrativas não alterou o nível de felicidade dos empreendedores, que também tiveram notas melhores no quesito equilíbrio entre a vida particular e a carreira.
"Há uma sensação de que eles de fato têm o controle do próprio tempo, mesmo que trabalhem por muitas horas", disse Ethan Mollick, um dos autores da pesquisa, ao site The Street.
Ele diz, por exemplo, que os empreendedores podem participar de certos eventos escolares dos filhos no meio da tarde, mesmo que depois tenham que compensar à noite.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
- Veja feiras e palestras que acontecem durante a semana
- Proximidade com universidades aumenta inovação
- O que é inovar para você?
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade