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06/11/2012 - 17h37

Veja seis dicas para o seu e-commerce ter sucesso

DE SÃO PAULO

Vender pela internet nunca foi tão fácil, mas por isso mesmo, a competição se torna cada dia mais dura. Para se diferenciar da concorrência é preciso ter algo mais.

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"Para ter um e-commerce de sucesso é preciso investir em qualidade", diz Leandro Ramos, dono do site Kabum, especializado em informática.

A história de Ramos exemplifica como alguém pode se dar bem com a atividade. Ele e o irmão, Thiago, começaram o negócio virtual em 2003 para vender os produtos da loja física de informática da família.

Divulgação
Thiago e Leandro Ramos, donos de e-commerce Kabum, no centro de distribuição em Limeira (SP)
Thiago e Leandro Ramos, donos do e-commerce Kabum, em um dos seus centros de distribuição em Limeira (SP)

Sem muitos recursos financeiros, eles investiram no marketing boca a boca e na construção de um relacionamento de confiança com os clientes.

Hoje, a empresa tem 200 funcionários, quatro centros de distribuição em Limeira (SP) e 1,4 milhão de clientes atendidos pela internet. Neste ano, foi vencedora do prêmio e-bit na categoria "Melhor Loja de Eletrônicos".

Confira abaixo seis dicas de Ramos para ter um e-commerce de sucesso:

CONFIANÇA

Ao colocar uma informação no seu site tenha certeza que ela esteja correta. Os prazos de entrega, o produto no estoque e os preços devem ser todos realistas. "A transparência é tudo na internet. Jogue limpo que os clientes confiarão em você", afirma o criador do Kabum.

O comprador não sabe pelo site se você é uma empresa grande ou uma pessoa trabalhando de casa. Ele só quer ser atendido e mantido atualizado sobre seu pedido. "Mantenha contato sempre, pois isso vai fazer com que o cliente confie em você."

NICHO

Segundo Ramos, o melhor é focar em produtos de um mesmo segmento, pois com muita variedade o cliente não consegue entender a especialização do vendedor. "Não transforme seu site em um supermercado. Historicamente isso nunca funcionou na internet."

BOCA A BOCA

A melhor forma de propaganda para um e-commerce é uma pessoa falando bem do seu site. "Com as mídias sociais isso só se intensificou. As pessoas vão elogiar e reclamar pela internet, provocando seu sucesso ou fracasso."

QUALIDADE DO PRODUTO

Quando você está vendendo um produto ele tem que ser de qualidade, pois seu nome estará atrelado a ele. "Qualidade é mais importante que preço. Você, como prestador de serviço, deve ficar atento para só comercializar objetos que confie."

SITE SIMPLES

A coisa mais importante em um site é sua navegação simples e facilidade para realizar a compra. "Eu sugiro que teste com sua avó e peça para ela fazer a compra. Se não conseguir, faça alterações."

ENVIO

"Apesar das reclamações de muita gente, acredito que os serviços dos Correios são superiores aos dos concorrentes. Além disso, a empresa é conhecida pelas pessoas e entrega em todo o país, facilitando a vida do vendedor."

 

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